EGR implanta melhorias nos equipamentos das praças de pedágio

Otimização dos dispositivos de identificação dos veículos possuidores de tag para a passagem automática será realizada nas dez praças de pedágio administradas

Publicado por
14:54 - 24/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
EGR implanta melhorias nos equipamentos das praças de pedágio

Foto: Raphael Nunes/ EGR

Com intuito de evitar congestionamentos e agilizar o fluxo entre os usuários, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está implantando melhorias nos equipamentos que identificam os veículos possuidores de tag para a passagem automática nas dez praças de pedágio sob sua administração.

A medida já começou a ser executada em Campo Bom, e nos próximos dias se estenderá para as demais praças. Segundo o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, a melhoria nos equipamentos representa uma qualificação de um serviço que por natureza já resulta em agilidade no deslocamento dos usuários.

Estamos aprimorando um modelo operacional que já é muito eficaz, tendo em vista que a utilização desse dispositivo de cobrança por parte dos condutores evita o acúmulo de filas e o exime de parar na cabine antes de prosseguir a viagem”, esclarece Vanacor.

O dirigente também explica que a EGR aceita todas as empresas de tag nos dez pedágios sob sua administração e alerta para que a pista de cobrança automática seja utilizada tão somente pelos usuários que possuem o dispositivo. “A ocupação da pista por veículos que não possuem a tag ocasiona formação de filas e lentidão, condições que descaracterizam a finalidade da proposta, que prevê agilidade quanto à modalidade de cobrança”.

A EGR possui pistas com essa modalidade em cada praça de pedágio para contemplar os motoristas que utilizam a tag de cobrança automática — a tecnologia utiliza um chip, instalado no pára-brisa do veículo, e ao se aproximar de uma praça pedagiada, o dispositivo de leitura instalado na praça reconhece automaticamente o veículo conforme ele for passando pela cabine na pista AVI. Assim, o registro da tag e da placa do veículo é feito instantaneamente, sem precisar parar.

Com informações do Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp