ECONOMIA

Economia de Caxias do Sul mantém crescimento apesar de queda em relação a dezembro

A retração de 1% registrada em relação a dezembro foi impulsionada pelo queda no setor de serviços e comércio

CIC e CDL Caxias em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13). Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias.
CIC e CDL Caxias em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13). Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias.

Apesar do crescimento, o desempenho da economia de Caxias do Sul em janeiro de 2025 registrou uma leve retração de -1% em relação a dezembro, com destaque para a queda no setor de serviços (-9%) e no comércio (-2,8%). Já a indústria cresceu 4%, impulsionada pelo aumento de 33,9% nas compras industriais.

Em comparação com janeiro de 2024, após a exclusão dos efeitos sazonais, o desempenho geral foi positivo, com um crescimento de 2,7%. O setor de serviços foi o principal responsável por esse avanço, registrando um aumento de 8,2%, enquanto a indústria teve uma alta de 1%. O comércio, por sua vez, apresentou uma redução de 1,8%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o cenário permanece favorável, com um crescimento econômico de 6,6%. Os serviços continuam liderando a expansão, com uma alta de 13,5%, seguidos pela indústria, que avançou 4,6%, e pelo comércio, que teve um crescimento mais modesto de 1%, conforme detalhado pelo setor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias que, junto da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou, nesta quinta-feira (13), os números do desempenho da atividade econômica .

Geração de empregos segue positiva

O saldo de empregos formais em Caxias do Sul foi positivo em janeiro, com 1.461 novas vagas criadas. O setor que mais contratou foi a agropecuária, com 834 novos postos de trabalho, seguido pela indústria (524), serviços (85) e construção civil (30). O comércio foi o único setor com saldo negativo (-12 vagas).

O conteúdo completo pode ser acessado aqui.