Domingo será de muito frio no Rio Grande do Sul

Baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil traz maior nebulosidade, chuva e frio para parte do Rio Grande do Sul

Publicado por
07:36 - 07/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Quarta-feira

Foto: Leouve / Previsão do Tempo

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil traz maior nebulosidade, chuva e frio para parte do Rio Grande do Sul neste domingo (7), mantendo a baixa temperatura no estado com um dia de muito frio no território gaúcho.

O sábado (6) foi de sol na maior parte do estado, mas com muitas nuvens em áreas mais ao Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, como nas regiões do Alto Uruguai e da Serra, inclusive com garoa e chuva leve em pontos destas regiões. O dia se iniciou muito frio com marcas abaixo de zero no Oeste e no Sul, onde fez -7,3ºC em Pinheiro Machado, a menor temperatura do ano no estado. Na Grande Porto Alegre e na capital, a temperatura desceu à casa de 1ºC na madrugada. Com muitas nuvens e até instabilidade, a temperatura variou muito pouco com bastante frio e úmido ao longo do sábado no Norte e no Nordeste do território gaúcho com marcas abaixo de 10ºC o dia todo em diversas localidades.

A temperatura até o fim da tarde deste sábado na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia não tinha conseguido superar 5,4ºC em São José dos Ausentes; 5,9ºC em Canela; 6,7ºC em Cambará do Sul; 7,7ºC em Serafina Corrêa; 7,9ºC em Vacaria; 8,0ºC em Bento Gonçalves; e 8,1ºC em Lagoa Vermelha.

A MetSul antecipa que estas mesmas regiões devem ter outro dia com abundante nebulosidade, nevoeiro, chuva e garoa no decorrer deste domingo com a atuação de uma área de baixa pressão que traz instabilidade para os três estados do Sul do Brasil. A nebulosidade, aliás, aumenta em quase todo o estado gaúcho com tempo mais fechado neste domingo principalmente no Centro, Norte e o Nordeste gaúcho. No Oeste e no Sul, o sol aparece com nuvens em diferentes pontos. A chuva no começo do dia afeta área perto da divisa com Santa Catarina, no Médio e no Alto Uruguai, no Norte da Serra e nos Campos de Cima da Serra.

No decorrer do domingo, com a circulação da baixa pressão atmosférica, o tempo fica mais fechado com chance de garoa ou chuva leve em outros pontos do Nordeste gaúcho. É o que deve ter mais nuvens com chance de precipitação fraca a muito fraca, além da Serra e dos Aparados da Serra, também para pontos dos vales, Litoral Norte e a região da Grande Porto Alegre. Os mapas mostram a projeção de refletividade (instabilidade) do modelo WRF-ECMWF para a manhã, tarde e noite deste domingo em que se observa como há chance de precipitação no Norte e no Nordeste gaúcho ao longo do domingo.

Fonte: Metsul Meteorologia

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp