RESULTADO

Dias frios e doações rendem alta de 4,3% nas vendas de inverno em Caxias do Sul

Pesquisa da CDL demonstra que 46% dos lojistas entrevistados avaliam que a comercialização foi melhor do que em 2023. A maior procura aconteceu nos meses de maio e junho, durante as enchentes

Maioria dos lojistas avaliou como aumento positivo das vendas no inverno
Maioria dos lojistas avaliou como aumento positivo das vendas no inverno | Foto: Alencar Turella/Divulgação

Uma pesquisa de amostragem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) demonstra que o resultado das vendas de inverno no comércio local dividiu a opinião dos lojistas. Foram entrevistados empresários do vestuário, calçados, bebidas, alimentos, cama, mesa e banho.

Apesar do aumento registrado em 4,3% e do ticket médio de R$ 701,67, um percentual de 46,2% afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor que no ano passado. Outros 30,7% avaliaram como semelhantes, e 23,1% analisaram que o desempenho foi pior que em 2023.

Solidariedade e frio

Os lojistas apontaram vários motivos pelo crescimento das vendas. Entre eles, a boa quantidade de dias frios (30,3%). Além disso, um fato inusitado: compras feitas para doações aos atingidos pelas enchentes (28,5%).

Também foram apontadas causas como investimento em marketing (17,6%) e a reputação e confiança na marca (14,7%). Quem não vendeu o esperado citou os poucos dias frios (37,5%) e as enchentes como empecilho para lucrar mais (33,3%).

Os comerciante ainda mencionaram a maior procura por itens de inverno aconteceu em junho (24,5%), seguido pelos meses de maio (20,4%), julho (18,4%), agosto (14,3%) e setembro (8,2%).

Canais de vendas

O levantamento da CDL Caxias demostrou que as vendas pelo sistema digital representaram 7,5%. Outros 34,2% declararam que comercializaram pelo WhatsApp, 15,8% utilizaram o Instagram, e 12,3% pelo site próprio. Um percentual de 30,6% revelou que não efetuou vendas por meio digital.

O cartão de crédito foi a principal opção de pagamento para 35,9% dos consumidores, segundo os lojistas. Na sequência apareceram o Pix (26,9%), dinheiro (23,1%), cartão de débito (10,3%) e crediário (3,8%).

Divulgação e promoções

As redes sociais foram indicadas por 63,8% dos entrevistados como principais canais para divulgar a loja e os produtos de inverno. O veículo rádio correspondeu a 7,9%, adesivagem de vitrine por 5,1%, canais de televisão por 2,6%, e outras formas de divulgação representaram 7,8%. Os lojistas que não fizeram nenhum tipo divulgação equivaleram a 12,8% dos pesquisados.

Um total de 31,8% dos comerciantes acredita que as vendas ficaram dentro do esperado. Para 22,7%, a comercialização foi melhor do que o previsto. No sentido contrário, 27,3% disseram que ficaram abaixo e 18,2 muito abaixo do que gostariam.

Estoque

Dos empresários que participaram da amostragem da CDL Caxias, 46,4% informaram que apesar da venda razoável promoveram liquidações para vender o estoque. Outros 21,5% disseram que pelo fato de terem sobrado muitas peças de inverno foi preciso realizar promoções.

Uma outra fração, que representou 14,3%, afirmou que comercializou todos os itens e não foi necessária liquidação. Quase 11% venderam praticamente tudo e também não precisaram queimar o estoque.

Confira os produtos mais vendidos:

  • Botas
  • Calçados
  • Calças esportivas
  • Casacos
  • Jaquetas
  • Malhas
  • Moletons
  • Peças térmicas
  • Tábuas de frios
  • Vinhos
  • Cestas com vinhos
  • Cama, mesa e banho
  • Cobertores
  • Edredons
  • Jogo de lençol
  • Pijamas
  • Travesseiro

*A sequência dos segmentos não representa a ordem dos mais comercializados