Uma pesquisa de amostragem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) demonstra que o resultado das vendas de inverno no comércio local dividiu a opinião dos lojistas. Foram entrevistados empresários do vestuário, calçados, bebidas, alimentos, cama, mesa e banho.
Apesar do aumento registrado em 4,3% e do ticket médio de R$ 701,67, um percentual de 46,2% afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor que no ano passado. Outros 30,7% avaliaram como semelhantes, e 23,1% analisaram que o desempenho foi pior que em 2023.
Solidariedade e frio
Os lojistas apontaram vários motivos pelo crescimento das vendas. Entre eles, a boa quantidade de dias frios (30,3%). Além disso, um fato inusitado: compras feitas para doações aos atingidos pelas enchentes (28,5%).
Também foram apontadas causas como investimento em marketing (17,6%) e a reputação e confiança na marca (14,7%). Quem não vendeu o esperado citou os poucos dias frios (37,5%) e as enchentes como empecilho para lucrar mais (33,3%).
Os comerciante ainda mencionaram a maior procura por itens de inverno aconteceu em junho (24,5%), seguido pelos meses de maio (20,4%), julho (18,4%), agosto (14,3%) e setembro (8,2%).
Canais de vendas
O levantamento da CDL Caxias demostrou que as vendas pelo sistema digital representaram 7,5%. Outros 34,2% declararam que comercializaram pelo WhatsApp, 15,8% utilizaram o Instagram, e 12,3% pelo site próprio. Um percentual de 30,6% revelou que não efetuou vendas por meio digital.
O cartão de crédito foi a principal opção de pagamento para 35,9% dos consumidores, segundo os lojistas. Na sequência apareceram o Pix (26,9%), dinheiro (23,1%), cartão de débito (10,3%) e crediário (3,8%).
Divulgação e promoções
As redes sociais foram indicadas por 63,8% dos entrevistados como principais canais para divulgar a loja e os produtos de inverno. O veículo rádio correspondeu a 7,9%, adesivagem de vitrine por 5,1%, canais de televisão por 2,6%, e outras formas de divulgação representaram 7,8%. Os lojistas que não fizeram nenhum tipo divulgação equivaleram a 12,8% dos pesquisados.
Um total de 31,8% dos comerciantes acredita que as vendas ficaram dentro do esperado. Para 22,7%, a comercialização foi melhor do que o previsto. No sentido contrário, 27,3% disseram que ficaram abaixo e 18,2 muito abaixo do que gostariam.
Estoque
Dos empresários que participaram da amostragem da CDL Caxias, 46,4% informaram que apesar da venda razoável promoveram liquidações para vender o estoque. Outros 21,5% disseram que pelo fato de terem sobrado muitas peças de inverno foi preciso realizar promoções.
Uma outra fração, que representou 14,3%, afirmou que comercializou todos os itens e não foi necessária liquidação. Quase 11% venderam praticamente tudo e também não precisaram queimar o estoque.
Confira os produtos mais vendidos:
- Botas
- Calçados
- Calças esportivas
- Casacos
- Jaquetas
- Malhas
- Moletons
- Peças térmicas
- Tábuas de frios
- Vinhos
- Cestas com vinhos
- Cama, mesa e banho
- Cobertores
- Edredons
- Jogo de lençol
- Pijamas
- Travesseiro
*A sequência dos segmentos não representa a ordem dos mais comercializados