A história da Fenavinho de Bento Gonçalves mostra que a integração das comunidades do interior alicerçou a festa ao longo dos anos. Esse marco reaparece no Desfile Cultural deste ano, programado para ocorrer neste domingo (30), de um jeito diferente. Vale dos Vinhedos, São Pedro, Tuiuty e Faria Lemos passam pela Via del Vino não para competir por pontos nos Jogos Coloniais, mas para serem homenageados pela resiliência e incentivados para a retomada de suas atividades agrícolas e enoturísticas.
O Desfile Cultural chega, portanto, em tom solidário, promovendo uma rede de apoio para fortalecer os negócios do interior. A atividade será realizada às 14h, como integrante, também, da campanha Abrace Bento, uma ação do trade para fomentar o turismo de moradores e visitante aos atrativos da cidade. Além disso, ocorre em meio a uma feira agroindustrial promovida com produtos das quatro localidades. Das 10h às 17h, será possível encontrar biscoitos, geleias, massas, queijos e vinhos, entre outros itens coloniais na Via del Vino. Outro atrativo será a venda de pratos típicos, que poderão ser consumidos no local.
A ação foi pensada pelo Comitê da Fenavinho como forma de apoiar os distritos a recuperarem parte das receitas perdidas com a crise climática, especialmente de Faria Lemos e Tuiuty, os mais afetados pelas chuvas. Muitas famílias tiveram arruinadas suas produções, com os deslizamentos varrendo vinhedos e outras culturas, além de casas, animais e equipamentos agrícolas.
Com acessos interrompidos, outros não conseguiram dar escoamento à produção. Alguns, ainda, precisaram lidar com a dor do luto. “Desde sempre a história da Fenavinho foi construída com o envolvimento de sua comunidade, através de muitas mãos. Neste momento, esse exemplo de união fica ainda mais evidente para buscarmos nas nossas origens as forças para a reconstrução, as forças que unem muitos ao redor de uma causa nobre, a retomada da normalidade na vida de cada família atingida”, destaca a coordenadora do comitê, Patrícia Pedrotti.
Desfile terá alas especiais
Com tantas novidades, o desfile em si também terá atualizações. Uma das alas do cortejo será de tratores. O Tratoraço deve ser uma das marcas desse Desfile Cultural, dando visibilidade ao mais icônico veículo de trabalho das colônias. Já a do Unidos por Bento reunirá representantes das quase 20 entidades que se uniram para arrecadar recursos para a reconstrução de estradas. Liderado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o movimentou, assim, também contribuiu para as próprias famílias afetadas restabelecerem, em parte, seus negócios.
Essenciais para resgatar as vítimas dos deslizamentos, os voluntários também farão parte dessa grande manifestação de valorização do povo do interior. Uma das alas será composta por esses filantropos que atuaram na linha de frente durante o ápice da crise climática, oferecendo conforto aos sobreviventes e devolvendo esperança a diversas famílias.
Além de costurar todos esses elementos, a Fenavinho ganha ala própria, resgatando sua tradicional participação no cortejo. E, claro, o Desfile Cultural não poderia se encerrar sem a presença do trio de soberanas da 19ª edição da festa. A Imperatriz do Vinho Ana Paula Côrtes Foresti e as Damas de Honra Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai demonstram sua alegria e solidariedade, juntamente com a participação das doze embaixatrizes que concorrem para a eleição da corte da 20ª Fenavinho.