Defesa Civil: Frente fria provoca chuvas intensas e queda de temperaturas no Rio Grande do Sul

Para a quinta-feira (09), prevê-se tempo firme na maioria das regiões, com temperaturas baixas pela manhã, especialmente na metade sul e centro, onde as mínimas podem chegar entre 4 e 11°C

Publicado por
19:02 - 08/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: RICARDO STUCKERT

O monitoramento da Sala de Situação destacou que ao longo desta quarta-feira (08), uma frente fria trouxe mudanças significativas no clima do Rio Grande do Sul. Chuvas acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e ventos intensos foram registrados em diversas áreas do estado, com rajadas variando entre 40 e 90 km/h.

À medida que a frente se desloca, uma massa de ar frio acompanha o sistema, resultando em um declínio acentuado das temperaturas. Com os ventos soprando do quadrante sul, a sensação de frio se intensifica durante a noite e madrugada.

Para a quinta-feira (09), prevê-se tempo firme na maioria das regiões, com temperaturas baixas pela manhã, especialmente na metade sul e centro, onde as mínimas podem chegar entre 4 e 11°C. No norte e nordeste, o fluxo de umidade manterá a condição de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas, com volumes entre 20 e 50 mm/dia. Ventos de sul/sudeste, com rajadas entre 30 e 45 km/h, podem agitar o mar e dificultar o escoamento das águas da lagoa para o mar.

na sexta-feira (10), as temperaturas mínimas continuarão baixas, variando entre 8 e 11°C, especialmente na região da campanha e sul gaúcho. Durante o dia, com o fluxo de umidade vindo de norte e uma área de baixa pressão, espera-se o retorno das chuvas sobre o estado, com intensidade e temporais especialmente no centro, norte, nordeste, vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e litoral norte. Os volumes previstos variam entre 60 e 90 mm/dia, podendo ultrapassar os 120 mm/dia em algumas áreas. Ventos de leste/nordeste, com rajadas entre 35 e 55 km/h, devem manter o mar agitado, dificultando o escoamento da lagoa.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp