Em razão de mudança de status de atenção para alerta, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualizou o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS. A mudança de status aponta altos volumes de chuva previstos para os próximos dias e do risco de inundação.
As regiões com situação mais crítica são o Litoral Norte e nas cabeceiras do Rio dos Sinos. Nestas faixas existe o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas e movimentos de massa em regiões com maiores declividades e onde a chuva apresentar maiores intensidades.
A Defesa Civil orienta, se você mora em áreas com declividade, fique atento aos possíveis sinais de deslizamentos de terra tais como postes e árvores inclinadas, fendas ou rachaduras no terreno ou nas paredes e muros, barulhos que venham das paredes e pisos.
Se observar quaisquer desses sinais, saia imediatamente e fique em local seguro. Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.
Nota da Defesa Civil do RS
“O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualiza o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS em razão de mudança de status de ATENÇÃO e ALERTA para a inclusão da possibilidade de INUNDAÇÃO.
A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no estado, com tendências de elevação no oeste enquanto no restante do território os rios variam entre estabilidade ou declínio. Em função dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades das áreas situadas nas faixas em amarelo e laranja no mapa hidrológico. Nestas faixas existe o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas e movimentos de massa em regiões com maiores declividades e onde a chuva apresentar maiores intensidades.
Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, é indicado risco de INUNDAÇÃO em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do rio do Sinos, que estão em vermelho no mapa hidrológico. Nesses locais podem ocorrer risco de inundações em rios e arroios e riscos já apresentado nas faixas de atenção e alerta.”