MOBILIZAÇÃO

Cotiporã começa a receber estruturas das pontes sobre os rios Carreiro e das Antas

Travessias farão ligação da cidade com Bento Gonçalves e Dois Lajeados. Montagem de peças sobre Rio Carreiro está prevista para começar na segunda-feira (7). Acessos estão sendo reconstruídos pelo programa Pontes do Sul

Cotiporã começa a receber estruturas das pontes sobre os rios Carreiro e das Antas
Foto: Isaac Merlo/Divulgação

As estruturas das pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves, sobre o Rio das Antas, e entre Cotiporã e Dois Lajeados, sobre o Rio Carreiro, começaram a chegar nas proximidades do leito do rio na quinta-feira (3). Os dois acessos estão sendo reconstruídos pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, formado pela JB Engenharia e pela Alsus Infra.

A montagem da ponte sobre o Rio Carreiro está prevista para começar na segunda-feira (7) e deve se estender por 10 dias. A estrutura é formada por 60 toneladas de aço. Quando esta etapa estiver concluída, será feita a concretagem da pista. As obras dependem do clima para serem executadas dentro do prazo.

Em relação à ponte sobre o Rio das Antas, o engenheiro Jeferson Dal Bello, idealizador do Programa Pontes do Sul, afirma que os trabalhos precisaram ser interrompidos na quinta-feira devido ao alto nível do rio. A estrutura para esta ponte também conta com 80 toneladas de aço, e a montagem deve começar no dia 21 de outubro. 

“A duração da montagem da ponte entre Bento e Cotiporã está estimada em 15 dias, considerando que as condições climáticas permitam que os trabalhos sejam executados”, ressalta.

O Programa de Aceleração Pontes do Sul já entregou o acesso provisório entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A ponte em galerias foi construída em 40 dias e inaugurada no dia 20 de setembro.

Como o programa funciona

O site www.pontesdosul.com.br tem formulários para três agentes fundamentais:

– Quem precisa de ponte

– Quem quer ser parceiro ajudando de alguma forma no custo

– Quem pode oferecer serviços de integração (obras das cabeceiras)

A partir dos cadastros, a JB Engenharia confere a necessidade, avalia a viabilidade e oferece o projeto mais adequado.

Conforme o investimento for captado – seja via comunidade, poder público, empresas privadas -, a obra é executada com a velocidade que o Rio Grande do Sul precisa.

Com informações de assessoria de imprensa

Confira como vai ficar a estrutura:

Leia mais