VOTAÇÃO

Corede Serra define propostas para a Consulta Popular, em Bento Gonçalves

Eleitores votarão nas propostas entre 2 e 6 de dezembro. As contempladas serão definidas oficialmente no dia 18 de novembro, em Caxias do Sul

Corede
Foto: Leonardo Moraes/SPGG

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) promoveu, nesta quarta-feira (6), um encontro para definir propostas para a Consulta Popular. O encontro ocorreu em Bento Gonçalves, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Os 26 participantes analisaram e definiram as propostas, como, o Centro Público de Economia Popular e Solidária, o aplicativo de biocombustíveis renováveis, além de apoio à feira Horti Serra Gaúcha, à Escola do Amanhã e ao Centro de Referência à Pessoa Idosa.

A reunião faz parte das assembleias que o Corede Serra vem promovendo no mês de novembro. Ao final dos encontros, vão ser selecionadas seis das 23 propostas apresentadas pelos 32 municípios que compõem a entidade.

A última reunião preparatória ocorre em Caxias do Sul nesta sexta-feira (8), onde os participantes finalizarão a escolha das seis propostas que avançarão para a votação definitiva, no dia 18 de novembro, no Campus-Sede da UCS, às 14h.

O processo de votação da Consulta Popular será realizado de forma online, entre os dias 2 e 6 de dezembro, através do portal oficial da consulta. Qualquer eleitor domiciliado no Rio Grande do Sul está apto a participar.

Em 2024, o tema da consulta é a “Reconstrução do Rio Grande do Sul”, que busca identificar as ideias mais relevantes e alinhadas às necessidades da população da região.

Neste ano, as propostas abrangem um amplo espectro de temas, distribuídos entre as 14 áreas de interesse definidas pela Consulta Popular, incluindo Agricultura, Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Rural, Transportes, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Social, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O setor de Desenvolvimento Social destacou-se como o mais propositivo, com quatro ideias apresentadas, seguido por Turismo, com três sugestões.

O governo do Rio Grande do Sul destinou R$ 60 milhões para a Consulta Popular deste ano e alocará R$ 1.728.571,43 para o Corede Serra, beneficiando aproximadamente 720 mil eleitores que residem nos municípios participantes. Cada um dos 28 Coredes do estado possui uma cédula própria, contemplando as especificidades de cada região.

As reuniões do Corede Serra

Nas reuniões realizadas até o momento, os encontros têm reunido representantes de entidades e da comunidade para uma análise detalhada das propostas. Em Nova Prata, por exemplo, o encontro contou com a presença de 29 pessoas, que debateram iniciativas como a feira Horti Serra Gaúcha, realizada em Caxias do Sul; o aplicativo Integrando os Municípios de Turismo na Serra, voltado para promover os atrativos turísticos locais; o Centro de Referência à Pessoa Idosa; o APL do Basalto, abrangendo 17 municípios e 150 micro e pequenas empresas do setor; e a Escola do Amanhã.