(Foto: Rodi Goulart) Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça engajamento setorial em seu aniversário de 95 anos
(Foto: Rodi Goulart) Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça engajamento setorial em seu aniversário de 95 anos

Negócio criado em 1931 pela união de 73 produtores não só em resposta às dificuldades enfrentadas pelos agricultores à época, mas sobretudo como um movimento de transformação social a partir da força do trabalho coletivo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi celebrou seu 95º aniversário de fundação no dia 22 de janeiro de 2026.

A data emblemática foi marcada por um encontro institucional, na noite de quinta-feira, no Complexo Enoturístico da vinícola – o primeiro dos diversos eventos alusivos a esse mote previstos para ocorrerem ao longo do ano. Reservado a autoridades políticas e lideranças sociais, além de representantes do quadro de cooperados e funcionários, o momento foi dedicado a relembrar a história da Cooperativa, sua trajetória de superação e bons resultados e, ainda, compartilhar as iniciativas que encaminhem sua perenidade, de forma sustentável e alinhada ao propósito de cultivar a vida em harmonia.

“Brindamos ao passado, ao presente e ao futuro. Ao celebrar seus 95 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi reafirma os valores que sempre sustentaram sua caminhada: o cooperativismo, a cooperação e a união em torno de um propósito comum. Mais do que produzir vinhos e espumantes, carregamos a vivência de um projeto coletivo que atravessa gerações, conectando pessoas, trabalho e comunidade”, disse o presidente Oscar Ló.


Sediada no município de Garibaldi, na Serra gaúcha, a Cooperativa Vinícola Garibaldi reúne, atualmente, 470 cooperados, que cultivam 1,2 mil hectares em 18 municípios da região. Sua estrutura tem 32mil m² de área construída, onde atuam mais de 230 colaboradores diretos.

 “Aqui ninguém faz nada sozinho. Nós somos o resultado de muitos. Só alcançamos 95 anos de existência porque desde o princípio foi assim, com a força coletiva dos cooperados direcionada ao bem comum. Com garra e visão coletiva, a Cooperativa Vinícola Garibaldi se reestruturou, investiu em qualidade, inovação e gestão, consolidando-se novamente como uma organização forte, sólida e pujante”, frisou o presidente.

Com mais de 45% de seu faturamento consolidado na comercialização de espumantes, a Cooperativa Vinícola Garibaldi colhe, literalmente, os frutos de um investimento em busca da excelência na produção vitivinícola. A aposta em geração de valor, em um processo de reconversão de vinhedos direcionado a aumentar o valor agregado dos produtos, o aumento do suporte técnico aos cooperados e da capacidade de armazenamento, a adição de meios tecnológicos e a pesquisa para inovar, bem como um planejamento estratégico, conduziram a cooperativa para novos rumos nos últimos 20 anos.

“Podemos degustar o resultado desse movimento em cada rótulo que, com orgulho, carrega a marca da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Produtos que não só contam a nossa história, mas trazem o valor agregado de uma vitivinicultura que combina tradição com modernidade”, destacou Ló.

Brinde com a linha Harmonia

Um dos ícones desse movimento é a linha Harmonia, com dois vinhos oficialmente apresentados durante o encontro. Os lançamentos materializam o equilíbrio entre tradição e inovação, técnica e sensibilidade, pessoas e território que tem norteado a trajetória de um negócio pensado para cultivar a vida em harmonia.  

Edited in Tezza with: BUTTER, Sharpen, & Exposure

A nova linha é composta por dois vinhos barricados – um branco da variedade Chardonnay e um Corte de Tintos. O Garibaldi Harmonia Chardonnay é resultado do blend de duas barricas de carvalho francês de primeiro uso, com diferentes níveis de tosta, evidenciando a busca pela precisão enológica e pela complexidade sensorial.

“O vinho expressa a harmonia entre os aromas frutados característicos da variedade e as notas elegantes aportadas pelo carvalho, preservando frescor, mineralidade e intensidade, atributos marcantes do Chardonnay da Serra Gaúcha”, avalia o enólogo da cooperativa, Ricardo Morari.

Já o Garibaldi Harmonia Corte I é um assemblage de quatro variedades – Merlot, Tannat, Ancellotta e Marselan – provenientes da Serra e da Campanha gaúchas. Maturado por 24 meses em carvalhos francês, americano e croata, todos de primeiro uso, o vinho traduz um trabalho minucioso de integração entre variedades, safras, estilos de madeira e terroirs.

“Buscamos o perfeito equilíbrio e harmonia entre esses fatores”, pondera Morari.

Os rótulos da linha Harmonia têm edição limitada: são 600 garrafas do Garibaldi Harmonia Chardonnay e 1200 do Garibaldi Harmonia Corte I. O valor de venda é de R$ 499,00 por garrafa.

Reconhecimento e Engajamento

Conectada e com participação ativa no desenvolvimento da comunidade onde está inserida, a Cooperativa Vinícola Garibaldi trabalha para contribuir com a prosperidade do município – nas esferas da promoção econômica e social. Por esse contexto, recebeu o reconhecimento do poder público, manifestado pelo Prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.

“A Cooperativa Vinícola Garibaldi chegar aos 95 anos é motivo de muito orgulho para Garibaldi. Estamos falando de uma história construída a muitas mãos, que ajudou a formar a identidade do nosso município e a consolidá-lo como a Capital Brasileira do Espumante. A Cooperativa representa união, trabalho e visão de futuro, sempre valorizando o produtor, a família e a nossa querida terra. Ao longo de quase um século, a Vinícola Garibaldi contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social do município, gerando emprego, renda e oportunidades, além de levar o nome de Garibaldi para o Brasil e para o mundo. A cooperativa preserva tradições, investe em inovação e sustentabilidade e segue sendo um pilar fundamental para o crescimento e o fortalecimento da nossa comunidade”, apontou.

No encontro, Chesini fez a entrega de uma placa comemorativa aos 95 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, outorgada pelo Município.

Durante o encontro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi também recebeu uma placa de homenagem entregue pela Cooperativa Agroindustrial Pradense.

A compreensão de que a união é a forma mais eficiente de conquistar melhores resultados coletivos que norteia o trabalho da Cooperativa Vinícola Garibaldi estende-se, também, para sua conexão com o setor. Engajada nos movimentos importantes para o trade vitivinícola, aproveitou a celebração do aniversário de 95 anos para consolidar a aproximação política com agentes articuladores em prol do segmento.

Na esfera Federal, a Cooperativa Vinícola Garibaldi desatou o PL 9692 de 2018, que tem por objetivo oficializar Garibaldi como a Capital Nacional do Espumante Brasileiro, de autoria da Deputada Federal Denise Pessoa.