
O prazo para pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de até 10%, termina nesta sexta-feira (06) em Caxias do Sul, conforme a Secretaria da Receita Municipal.
As guias de pagamento podem ser emitidas pelo aplicativo Cidadão Online e pelo site da prefeitura, que também permite a consulta da inscrição cadastral do imóvel. O número da inscrição pode ser encontrado em boletos de IPTU de anos anteriores.
Quem precisar de auxílio de forma presencial pode ir até o prédio da prefeitura (rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição) ou até o Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pellegrino.
Arrecadação já supera R$ 154 milhões
Até o dia 3 de fevereiro de 2026, o município arrecadou R$ 154.073.714,73 com o pagamento do imposto em cota única. Ao todo, 148.678 inscrições imobiliárias tiveram o pagamento antecipado efetuado.
Segundo a administração municipal, o crescimento da arrecadação antecipada ocorre devido à modernização do atendimento, digitalização dos serviços e ampliação dos canais de comunicação com o contribuinte.
O Executivo afirma ainda que o IPTU é uma das principais fontes de recursos para o financiamento de obras, serviços públicos, manutenção estrutural e expansão de políticas sociais no município.
IPTU é 100% digital
O resultado também reflete a consolidação do IPTU 100% Digital, implantado em 2025. Com a digitalização completa, o município reduziu custos operacionais, facilitou o acesso às informações e tornou o atendimento mais ágil e sustentável, evitando envios de documentos em papel.
O uso do aplicativo Cidadão Online, do site da prefeitura e dos guichês eletrônicos permite que os contribuintes emitam suas guias de forma rápida e autônoma.
Pagamento parcelado
Os contribuintes que não optarem pelo pagamento em cota única poderão parcelar o IPTU em até quatro vezes, com os seguintes vencimentos:
- 1ª parcela: 10 de abril de 2026
- 2ª parcela: 11 de maio de 2026
- 3ª parcela: 10 de junho de 2026
- 4ª parcela: 10 de julho de 2026