A parceria público-privada (PPP) da iluminação pública de Caxias do Sul cumpriu mais uma etapa prevista no contrato assinado do Município. Trata-se da instalação do Centro de Controle de Operações (CCO), no departamento de iluminação pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), pelo consórcio Luz de Caxias do Sul.
O equipamento instalado pela concessionária está interligado ao sistema da Secretaria. Com isso, ocorre o compartilhamento de informações. Por meio do centro, é possível visualizar, em tempo real, onde as equipes estão trabalhando, a distribuição dos pontos de iluminação pública dentro da cidade, os pontos que já foram modernizados e aqueles que ainda vão ser modernizados. A central também possibilita acompanhar as ordens de serviços e fazer inserções de chamados, observar os prazos de atendimento e extrair relatórios de acompanhamento.
Telegestão
Outra cláusula do contrato, o sistema de telegestão dos pontos de iluminação que serão instalados em cerca de 30% das vias públicas da cidade, deve ser instalado em seguida, no Centro de Controle de Operações. A ferramenta permite detectar automaticamente quando ocorre uma falha, como lâmpada queimada, por exemplo, gerando instantaneamente uma ordem de serviço para a concessionária fazer o reparo.
As ruas que terão telegestão vão obedecer os critérios técnicos estabelecidos na NBR 5101: a norma brasileira regulamentadora da iluminação pública. Conforme o contrato, serão vias coletoras de tráfego intenso ou médio, com separação de pistas, vias de mão dupla, com cruzamentos e travessias de pedestres, e vias radias e urbanas de interligação entre bairros, com tráfego de pedestres elevado.