
A rede pública municipal de ensino de Caxias do Sul realizou, nesta terça-feira (19), as eleições para compor as equipes diretivas para os próximos três anos (gestão 2025-2027). Os votantes se dividiram em dois segmentos: professores e funcionários, e pais e estudantes.
De acordo com a Comissão Eleitoral da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a votação foi realizada em 72 escolas. Destas, 70 apresentaram chapa única. Outras duas tiveram disputa pelos cargos de diretor e vice-diretores dos turnos da manhã e tarde, com duas chapas concorrentes.
Segundo o secretário Edson da Rosa, o grande número de chapas únicas revela o sentimento de consenso interno nas comunidades escolares. Além disso, o comprometimento e a qualificação dos professores para com a gestão das escolas onde atuam.
“As equipes diretivas vão construindo o seu mandato nesses três anos e, geralmente, depois que passam talvez até a reeleição, alguém da chapa permanece na equipe diretiva. Na grande maioria da vezes, até 85% acabam sendo afiançados pelas comunidades escolares. Além do mais, a capacitação desses servidores públicos. Até porque, por exigência da legislação, para assumirem o cargo, eles têm que fazer um curso de gestão. A história da nossa rede municipal diz que alguém da equipe encerra a gestão sempre acaba ficando, dando um suporte necessário para a continuidade do trabalho e dando esse pertencimento à gestão que responde pelo anseio da comunidade escolar”, avalia Edson.
Em outra situação, quatro escolas não apresentaram candidatos ao pleito estudantil. De acordo com a legislação, elas terão equipes diretivas indicadas pela direção da Smed.
Processo
Conforme as normas que regulamentam a eleição direta nas escolas municipais de Caxias do Sul, para a votação ser considerada válida, são necessários quóruns mínimos de 50% para o segmento professores e funcionários, e de 30% para pais e estudantes. Fato que ocorreu em todas as unidades que participaram do processo eleitoral. O critério de eleição é de maioria simples dos votos válidos, ou seja, 51% do total.
As comissões eleitorais têm até sexta-feira (22) para entregarem os documentos da votação na sede da Smed. Ainda na noite desta terça, logo após a eleição, 33 escolas entregaram material e resultados à comissão central.
A lista de chapas vencedoras deve ser homologada no início da próxima semana, após análise de possíveis recursos que podem ser interpostos até esta sexta. Só depois disso, serão divulgados oficialmente a lista com as equipes eleitas e os dados numéricos da eleição.