PROJETOS

Comunidades e estudantes apresentam projetos sociais durante o Serra Summit em Nova Prata

Iniciativa promove integração entre municípios, gestão pública e jovens, com programação focada no desenvolvimento sustentável e colaborativo

Um dos destaques será o Espaço Cidades, no Centro Empresarial de Nova Prata, aberto para a comunidade
Um dos destaques será o Espaço Cidades, no Centro Empresarial de Nova Prata | Foto: Reprodução/CIC-Nova Prata

Nova Prata sediará, de 20 a 22 de novembro, o Serra Summit, evento que vai abordar inovação e cooperação e deverá atrair cerca de 5 mil participantes e contará com mais de 40 palestrantes. A programação inclui palestras, painéis e iniciativas exclusivas de integração entre gestores públicos, comunidade escolar e representantes de diversas cidades, com foco na busca por soluções conjuntas para problemas locais e globais.

Um dos destaques será o Espaço Cidades, no Centro Empresarial de Nova Prata, com o objetivo de unir municípios da região em torno da inovação e do desenvolvimento sustentável.

“Queremos firmar Nova Prata no mapa do Brasil como o primeiro município a conectar os três grandes pilares do desenvolvimento sustentável e ambiental globais: as 17 ODS, as 5 Dimensões do Humano e as 23 competências dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável”, explica Marly Petrykowski, diretora da Agência Plena Propaganda, que assina o Serra Summit.

No dia 21, experiências de diferentes cidades serão compartilhadas, como o Observatório Municipal de Dados de Marau (RS), as iniciativas de Governança para Cidades Inteligentes e Sustentáveis de Minas Gerais, e o projeto Smart Cities Restaurativas de Itapema (SC). Curitiba, referência como sede das Cidades Educadoras do Brasil, também estará presente.

Além disso, especialistas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentarão o Mapeamento de Cidades Resilientes, desenvolvido após as cheias e deslizamentos de maio em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Santa Tereza.

Conectando Gerações

O espaço Conectando Gerações, no Colégio Tiradentes, será palco da criatividade juvenil nos dias 21 e 22. Inspirado pela primeira edição realizada durante a ExpoPrata, a iniciativa promove a interação entre jovens e o ambiente de inovação local. Entre os destaques estão o Jogo Digital Biomas Escolas, desenvolvido por estudantes de Nova Prata, e projetos como Estrelas do Conhecimento, hortas comunitárias com inclusão social de apenados, e equoterapia da Associação Comunitária de Deficientes (Ascodef).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) são parceiros do evento. O acesso ao público é gratuito tanto para o Espaço Cidades quanto para o Conectando Gerações, com inscrições disponíveis nos locais de realização.