Integrantes do Executivo e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul irão realizar uma visita técnica ao complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa), no dia 14 de março. A vistoria está marcada para as 09h.
A ação foi definida durante uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27), entre integrantes da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, com o chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles; e a secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo.
“É muito importante retomarmos esse grupo de trabalho para resolver essa questão da Maesa. Precisamos trabalhar todos juntos para conseguir evoluir de forma concreta. Mas enquanto isso, nós já estamos providenciando melhorias para manter o local em bom estado de conservação”, ressaltou Dornelles.
Este foi o primeiro e encontro entre os dois poderes após a reinstalação do grupo parlamentar. A finalidade da incursão ao complexo de 53.000m² é verificar a atual situação da ocupação da área cedida ao Município, em 2015, pelo governo do Estado.
O presidente da Frente, Rafael Bueno (PDT), e o vice, Elói Frizzo (PSB), ressaltaram que a ocupação precisa ser acelerada, a fim de conter avarias, como no telhado e prédios onde ficava a fundição, Além disso, apelaram para que o Executivo agilize a transferência de outras secretarias, como a da Educação para o local.
Outro tema da reunião foi a construção do Museu dos Trabalhadores, que vai ser custeada com uma emenda parlamentar de R$ 900 mil de autoria da deputada federal Denise Pessôa (PT). Também foram discutidas questões referentes à instalação do Mercado Público da Maesa, que vai ocupar uma área de 13.000m². Uma licitação para a concessão da área, lançada pela prefeitura, em novembro do ano passado, será realizada no dia 31 de março.
“Existe um enorme interesse da população e de diversos setores produtivos e culturais para que a ocupação da Maesa se torne uma realidade. Nossa missão é estreitar esses laços e logo vermos esse maravilhoso complexo sendo ocupado”, afirmou Rafael Bueno.
Também participaram da reunião, as vereadoras Estela Ballardin e Rose Frigeri (PT). Além de Bueno e Frizzo, integram a Frente A Maesa é Nossa, os vereadores Andressa Mallmann (PDT), Andressa Marques (PCdoB), Daniel Santos (Republicanos) e Sandra Bonetto/Novo.