Com o mote “A cultura italiana transformada em Festa“, foi dada a largada para a contagem regressiva da 4ª edição da Festa das Colheitas em Caxias do Sul. O evento, que será realizado entre os dias 07 e 23 de março, de sexta a domingo, no Centro de Eventos da Festa da Uva, foi lançado nesta sexta-feira (07) em solenidade com organização da festa, autoridades do Município e imprensa.
A expectativa é que cerca de 80 mil pessoas participem das atividades, que serão totalmente gratuitas, ainda que se sugira a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser destinado ao Banco de Alimentos do município. A programação é intensa e distribuída nos dias 07, 08 e 09, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março.
O evento comunitário, que é o segundo maior do município, integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no RS, celebrados em maio de 2025. Neste sentido, diversas apresentações artísticas estão previstas para os nove dias de evento, como dança, música, coro, teatro, e outras performances que vão reverenciar a cultura ítalo-gaúcha e homenagear os colonos.
Entre os destaques, está a cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi, conhecida pela sua forte identificação com o povo brasileiro, e o show das Italianas do Brasil, de Thaina e Thairine, que animam milhares de pessoas nas principais celebrações italianas do país.
A comunidade poderá participar de visitas guiadas ao Parque de Eventos da Festa da Uva e se divertir com os Jogos Coloniais, que vão ocorrer aos sábados e domingos. Exposição e venda de orquídeas, Feira Multissetorial, Mostra da Agricultura Familiar, exposição dos 150 anos da imigração italiana no RS, exposição de máquinas e soluções agrícolas também vão encantar o público.
A gastronomia farta e típica da região também será representada. Afinal, para além da uva, Caxias do Sul é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, sendo responsável por abastecer 25% da Ceasa no Estado, conforme enfatiza o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, em seu discurso durante a solenidade.
Segundo ele, o marco dos 150 Anos de Imigração Italiana é motivo para que se enfatize não apenas a festa, mas também a Caxias do Sul. “Desde a recepção às apresentações, como o Filó Cênico-musical, toda a programação, que é gratuita, vai poder ser muito bem aproveitada, tanto pelos caxienses quanto pelos visitantes que passarem por aqui”, enfatiza.
O Secretário Rudimar Menegotto, também presente no Evento, destacou que, pelos momentos de dificuldades enfrentados, poder celebrar uma safra de qualidade é uma vitória. “A safra de 2025 é maior do que as de anos interiores, principalmente as frutas de caroço. Então, é muito importante e gratificante para poder valorizar o trabalho do agricultor”, aponta.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que também esteve prestigiando o lançamento da Festa da Colheita, relembra que o evento é uma maneira de promover, estimular e homenagear as produções em geral. “Não podemos deixar de valorizar a garra e persistência dos agricultores que tiveram muitas perdas e nem por isso baixaram a cabeça e deixaram de trabalhar”, ressalta.
A cerimônia de lançamento ocorreu na propriedade da Família Pagliosa, na 3ª Légua, e reuniu cerca de 100 convidados. Entre os presentes, além de jornalistas e autoridades como o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e o vice, Edson Néspolo, estiveram a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, as embaixatrizes do evento.
Sobre a Festa das Colheitas
A Festa das Colheitas, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura.
SERVIÇO
O quê: 4ª Festa das Colheitas
Quando: 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março; sextas, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde – Caxias do Sul)
Evento totalmente gratuito; sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível