Risco de deslizamento na barragem do Salto, em São Francisco de Paula, gera alerta para evacuação de moradores

Autoridades pedem para que moradores do entorno procurem o Centro do Idoso para abrigo. Situação rendeu um alerta da Defesa Civil para todo o Vale do Caí, extensivo a Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz

Publicado por
20:54 - 13/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Reprodução)

A Barragem do Salto está sob ameaça iminente de deslizamento de encosta, podendo gerar ondas às margens do reservatório, conforme indicado pela Defesa Civil de São Francisco de Paula.

A orientação é para que os residentes das áreas próximas iniciem a evacuação imediatamente. O prefeito Marcos André Aguzzolli e o vice Thiago Carniel Teixeira publicaram, na noite desta segunda (13), um vídeo recomendando que os moradores se desloquem para o Centro do Idoso, situado na rua Antônio Francisco Lisboa, esquina com a rua Carlos Barbosa, atrás do Ginásio Municipal de Esportes.

“Essa região, devido às rachaduras, pode deslizar para dentro da barragem e acontecer uma onda. Quem mora nessa região precisa evacuar de suas casas. Já temos uma equipe avisando nos locais. A medida foi tomada por precaução após reunião com as equipes de segurança da barragem e Defesa Civil do Estado“, salienta o prefeito.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone (54) 9 9686-4645.


Alerta da Defesa Civil

A situação rendeu um alerta da Defesa Civil para todo o Vale do Caí, também publicado nas redes sociais. O aviso é extensivo aos municípios que se seguem no curso do rio, como Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz. Confira a íntegra:

Após os expressivos volumes de chuva no norte do RS, a Barragem do Salto, localizada em São Francisco de Paula, passou a operar em status de Emergência em razão da existência de risco de deslizamento de encosta, que pode provocar onda às margens do Rio Caí e reservatório.

Os moradores próximos das possíveis áreas atingidas nos municípios de São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz já foram informados do risco pelas prefeituras e Defesas Civis municipais, sendo que já foram adotadas as medidas preventivas de retirada de pessoas de áreas de risco e encaminhamento a locais seguros.

Na segunda imagem deste post você pode visualizar a possível mancha de inundação caso se efetive o incidente.

Se você mora em áreas próximas ao rio nessas localidades, procure informações com a prefeitura da sua cidade sobre locais seguros para sua permanência durante o período de risco (pelo menos 24 horas).

 

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp