A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira (21) o edital do Vestibular 2025, que oferece 4.023 vagas distribuídas em 97 cursos de graduação. O processo seletivo deste ano traz novidades importantes, entre elas a inclusão, pela primeira vez, de vagas reservadas para candidatos autodeclarados quilombolas, em conformidade com as recentes mudanças na Lei das Cotas.
As inscrições para o vestibular começam à zero hora do dia 26 de agosto e vão até as 23h59min do dia 23 de setembro, exclusivamente pelo site oficial. Além da reserva de vagas para quilombolas, o critério de renda para acesso às cotas foi atualizado: agora, a renda familiar per capita não pode ultrapassar um salário-mínimo nacional (R$ 1.412,00), substituindo o limite anterior de 1,5 salário-mínimo.
As provas do Vestibular 2025 serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 14h, em seis municípios do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. Diferente das edições anteriores, a cidade de Imbé não sediará provas neste ano.
O cronograma de provas também passou por alterações. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação, que, este ano, foi transferida para o segundo dia de exame.
A UFRGS informou que, em breve, será disponibilizado o Manual do Candidato, contendo detalhes sobre a forma de comprovação dos requisitos, bem como modelos de declarações e formulários necessários. Informações adicionais, como a lista de leituras obrigatórias para a prova de Literatura, já estão disponíveis no site oficial do Vestibular.