Clínica vencedora de licitação irá castrar mais de mil animais em Caxias do Sul

O montante destinado para o procedimento por meio do Governo do Estado é de R$ 274,4 mil

Publicado por
15:25 - 01/06/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Mateus Argenta, Banco de Dados

A Clínica Animali Centro Médico Veterinário foi contratada, por meio de licitação, para realizar a castração de cerca de 1.200 felinas e cachorras de Caxias do Sul. O montante destinado para o procedimento por meio do Governo do Estado é de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos — Bicho sente como gente”, idealizado por Regina Becker.

O contrato com a Animali, vencedora da licitação, tem vigência de um ano, incluindo a microchipagem para gatas e cadelas com até 25 kg e prevê a realização dos serviços, não o transporte dos animais, o qual fica sob responsabilidade dos tutores. Serão priorizadas as demandas protocoladas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), bem como os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias em vulnerabilidade social. Os atendimentos começaram na terça-feira (30).

O secretário do Meio Ambiente, João Uez, destacou que neste primeiro momento serão realizadas essas 1.200 castrações, porém, o projeto é de que ocorram futuramente, cerca de 8 mil castrações por meio de convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Vamos dar a maior seriedade no que diz respeito às castrações. Neste momento, com a Clínica Animali, mas em meados de julho entra a questão da ampliação desta ação com o convênio com a UCS, onde terá todo o serviço veterinário, clínico, não somente de cachorros e gatos mas também, de animais silvestres. Caxias nunca trabalhou a questão de preservação do cuidado com os animais silvestres. Então, a universidade nessa parceria, com o hospital veterinário, também vai trabalhar a questão do atendimento aos silvestres e as castrações, além do castra-móvel, que logo estará à disposição da comunidade”.

Situação atual do Canil Municipal

O secretário ainda detalhou os procedimentos atuais do Canil Municipal, uma demanda bastante antiga na cidade. Agora, já há um espaço destinado para a construção e as equipes municipais estão em fase de alinhamento de documentação para dar andamento na demanda. “Já estamos com uma empresa contratada, que já está elaborando o novo projeto do canil, que será apresentado a uma representante de cada uma das onze ONGs cadastradas na secretaria” destacou João Uez.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp