Cinema de Verão ‘O melhor de Chaplin’ encerra circulação em Flores da Cunha

Exibições em duas escolas e na Praça Nova Trento com atividades no Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo encerram a circulação do projeto.

Publicado por
16:34 - 18/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Cinema na Rua/Crédito Breno Dallas

A circulação festiva de 10 anos do projeto Cinema de Verão pelas cidades da Serra se encerra nesta semana, entre os dias 20 e 23 de março, com quatro exibições em escolas e na Praça Nova Trento de Flores da Cunha. Prevista para acontecer no mês de janeiro, mas cancelada por causa das condições climáticas, a programação destaca um programa denominado “O Melhor de Charlie Chaplin”. A iniciativa da Varsóvia Educação e Cultura será realizada de quarta a sábado, sempre às 19h30min. Quarta quem recebe a programação é a Escola Municipal Frei Caneca. Na quinta, é a vez da Escola Estadual São Rafael. Já na sexta e sábado, as exibições serão na Praça Nova Trento.

A exibição gratuita de clássicos de Charlie Chaplin e seu adorável “Carlitos” reafirmam a importância deste nome fundamental da cinematografia mundial. As exibições são direcionadas a todos os públicos, sendo uma ótima opção de cultura e laser para adultos e crianças, para os que conhecem ou poderão conhecer o trabalho do cineasta. Figura fundamental do cinema mundial, Charlie Chaplin deixou obras antológicas que seguem encantando adultos e crianças. Na seleção que será apresentada em Flores da Cunha estão os filmes “Vida de Cachorro”, “O Garoto”, “Luzes da Cidade&quo t;, “O Circo” e “Tempos Modernos” (sinopses e programação completa abaixo).

Nos mesmos dias das exibições de cinema, a partir das 15h, o Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo vai disponibilizar ao público informações sobre Charlie Chaplin e os primórdios do Cinema. Além disso, será montada uma tenda para fazer maquiagens de Chaplin para a gurizada. Neste espaço também estará o ator Marcelo Casagrande, caracterizado como o personagem dos filmes do telão e disponível para interação e f otos com o público.

O Cinema de Verão visa contribuir na formação de público para cinema, a democratização de acesso à cultura, a ocupação do espaço público com arte, buscando novos espaços de convivência social. Além disso, a ideia é, também, contribuir na formação de público para cinema e na descentralização da cultura. A circulação dos 10 anos do projeto passou pelas cidades de Cambará do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha e São Marcos, chegando agora a Flores da Cunha.

O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução, com patrocínio da Fundação Marcopolo, Reflorestadores Unidos SA, Máquinas San Martin e Banco Moneo, além da Parceria da Voestalpine, além de apoio local da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.

CINEMA DE VERÃO O MELHOR DE CHARLIE CHAPLIN
PROGAMAÇÃO DE FLORES DA CUNHA – De 20 a 23 DE MARÇO

Quarta (20) – 19h30 – Escola Municipal Frei Caneca – Rua Profª. Maria Dal Conte, 2401/2499 – Centro) – Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no ginásio da escola.

VIDA DE CACHORRO (1918 / 33 min.) – Paralelo entre a vida de um vagabundo e de um cachorro, mostra de maneira cômica e afetuosa a cumplicidade de ambos, ora um sendo o salvador, ora sendo salvo pelo outro. Num baile, uma moça que é explorada pelo proprietário do salão junta-se à dupla.

“O GAROTO” (1921 / 52 min.)
Sem condições financeiras, uma mãe solteira abandona seu bebê, que é encontrado e criado por Charlie Tramp, um desocupado. Depois de cinco anos, ele descobre que a mãe virou alguém famosa e tenta devolver a criança, passando por muitos encontros e desencontros.

Quinta (21) – 19h30 – Escola Estadual São Rafael (Rua Profª. Maria Dal Conte, 2909 – Bairro Aparecida). Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no ginásio da escola.

“O CIRCO” (1928 / 70 min.) – Um batedor de carteiras está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

Sexta (22) – 19h30 – Praça Nova Trento (Rua Andrade Neves, 1300 – Centro) – Em caso de chuva a exibição será transferida de data.

“LUZES DA CIDADE” (1931 / 81 min.)
Um infeliz, mas complacente vagabundo se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade. Ao saber que ela e sua avó estão prestes a ser despejadas de casa, o vagabundo cria uma série de situações para lhes proporcionar o dinheiro de que precisam, mas todas terminam em um fracasso humilhante. Porém, depois de um milionário bêbado o recompensar por ter salvado sua vida, o vagabundo pode mudar a vida da florista para sempre.

Sábado (23) – 19h30 – Praça Nova Trento – Rua Andrade Neves, 1300 – Centro – Em caso de chuva a exibição será transferida de data.

“TEMPOS MODERNOS” (1936 / 87 min.) – Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não t&ecirc ;m mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

A partir das 15h os locais recebem o Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo com informações sobre Charlie Chaplin e os primórdios do Cinema, tenda com maquiagem infantil de Chaplin e fotos com artista caracterizado.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp