Cidades

César Ulian: “Ver os resultados, embora as dificuldades, e projetar um futuro promissor"

Candidato da coligação 'Flores Melhor para Todos' à prefeitura de Flores da Cunha foi o terceiro participante da série de entrevistas promovidas pelo Grupo RSCOM, nesta quarta (28), com transmissão pela Rádio Amizade 89.1 FM e pelo facebook do Portal Leouve. Confira principais trechos

Foto: Ana Paula Rech/Grupo RSCOM
Foto: Ana Paula Rech/Grupo RSCOM

César Ulian (PP) foi o participante do terceiro dia da agenda de entrevistas organizada pelo Grupo RSCOM com os candidatos às prefeituras de cinco municípios da Serra e um do Litoral Norte. Ele concorre à reeleição ao Executivo de Flores da Cunha pela coligação ‘Flores Melhor para Todos’. O candidato a vice-prefeito é Marcio Rech (PL).

A transmissão ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (28) e teve uma hora de duração, ao vivo pela Rádio Amizade 89.1 FM, de Flores da Cunha, e em live, pelo facebook do Portal Leouve. A condução foi do editor-chefe do Grupo RSCOM, jornalista Ariel Rossi Griffante; e do coordenador de Conteúdo, Maicon Rech.

Atual prefeito, Ulian respondeu sobre diversos temas da administração e do plano de governo.

Confira as principais declarações do candidato:

Principais problemas do município
“Um deles é o saneamento. Tínhamos um contrato com a Corsan, de 25 anos, com aditivo de mais 10, onde pouco ou quase nada foi feito. Fizemos a revisão desse contrato e aí veio a privatização. Tivemos que fazer 10 meses de negociação e celebramos um contrato com um plano de investimento até 2033, pelo qual precisaremos ter 99% das residências com ligação de água e 90% do esgoto tratado aqui no nosso município. Outra questão é a habitação. Tínhamos um programa habitacional com 80 apartamentos e ampliamos para mais 86. Acreditamos que através de uma parceria público-privada a gente pode avançar ainda mais nesse aspecto”.

Desassoreamento
“Neste governo contabilizamos 11km de tubulações trocadas no município, principalmente, na região central. Choveu em 90 dias a quantidade de um ano inteiro e o centro não alagou. Já estamos com uma ação em São Cristóvão, a licitação abriu hoje [28], uma obra de mais de R$ 7 milhões. Na região da Linha 80, já iniciamos o trecho mais crítico. Estamos em execução de um estudo hidrológico, que tem as contribuições de todas as localidades aqui do município. Precisamos fazer as obras com planejamento para que a gente não tenha que fazer, como nesses nossos quatro anos, trocas de tubulações e pavimentações. Isso gerou um retrabalho e um desperdício de recurso público”.

Saúde
“Ainda neste ano, estamos dando início à requalificação da UBS do Pérola. No próximo ano, a questão do CAPS e do Samu nós conseguimos alterar o local onde eles já estavam abrigados para um que está sendo muito bem aceito pela comunidade. Na UBS Central, teremos um andar para a pediatria, outro só para a saúde da mulher, os novos consultórios dos dentistas, psicólogos e dos nutricionistas. Para as marcações de consultas, nosso objetivo é levar para um sistema via aplicativo de celular. Também agilizar a parceria com o Hospital Fátima, onde os recursos são encaminhados através da compra de serviços, como os mutirões de cirurgias”.

Educação
“A educação sempre foi o nosso principal pilar. Apesar de ser 25% o (investimento) mínimo, em três anos, fecharemos muito próximo a 30% investidos. O turno integral acaba se desenhando como uma necessidade da população. Principalmente, com os próximos projetos habitacionais, a nova escola de Nova Roma vai demandar o turno integral. No próximo ano vamos poder fazer a integração do turno integral com o próprio InTec (Núcleo de Extensão Educacional). Vamos ter que fazer um orçamento da obra porque nós não temos ainda a liberação do Estado para executar, mesmo com quase um ano da escola (de Nova Roma) municipalizada”.

Segurança
“Embora seja uma obrigação do Estado, quando assumimos a prefeitura estávamos muito próximos de termos a Brigada Militar atendendo só até as 21h. Eu e o Márcio, em pelo menos em oito ocasiões estivemos em Porto Alegre para conseguir efetivo para Flores, e conseguimos sete policiais. Também criamos a Guarda Civil Municipal, em um processo de sete fases, com 1.800 candidatos, para termos os 16 melhores preparados. Também temos o projeto de cercamento eletrônico Olhar Digital. Já instalamos 100 câmeras e temos mais duas fases previstas. Uma delas é fazermos os monitoramento nas escolas e a outra é ampliar mais 100 câmeras, fechando 200, ampliando também para o interior”.

Relacionamento com a CSG
“Temos um relacionamento bem positivo com a CSG. A gente percebe que vem evoluindo significativamente. Já estamos prestes a instalar os redutores de velocidade no (loteamento) Pérola. Também há negociação para a construção da rótula da Lagoa Bela, que está prevista no cronograma de investimento, mas queremos antecipar, visto que ali não é mais o desvio do pedágio. Também teremos uma pista lateral, do trevo de Nova Pádua até o trevo de Lagoa Bela, para que todo trânsito urbano não precise entrar na ERS-122 e possa transitar por esta via lateral, dando ainda mais segurança. Dentro das possibilidades é o que a gente está reivindicando e tratando junto à CSG, sempre com aquele espírito de dialogar”.

Demais entrevistas

As entrevistas do Grupo RSCOM com os candidatos a prefeito de Flores da Cunha começaram na segunda-feira (26), com o concorrente Lídio Scortegagna (MDB) e seguiram na terça (27), com Moacir Ascari (Republicanos) e quarta (28), com César Ulian (PP). A ordem foi definida juntamente com as assessorias das candidaturas.

Nesta quinta (29), com Sérgio Chesini (PP) e sexta-feira (30), com Antônio Cettolin (MDB), será a vez de Garibaldi. A agenda ainda prevê entrevistas com candidatos de Farroupilha nos dias 2, 3 e 4 de setembro; Arroio do Sal, no dia 6; e Bento Gonçalves, nos dias 11, 12 e 13. A agenda encerra nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul.

Candidato a vice-prefeito, Marcio Rech (PL), participou da entrevista (Foto: Ana Paula Rech/Grupo RSCOM)

Leia também:

Grupo RSCOM inicia série de entrevistas com candidatos a prefeito em Flores da Cunha a partir desta segunda-feira (26)