Cerca de 300 cargas de entulhos e lama já foram retiradas das ruas de Lajeado

O retorno para as residências ou para a casa de parentes ocorre de forma gradual até que as casas estejam em condições de moradia

Publicado por
14:41 - 24/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cerca de 300 cargas de entulhos e lama já foram retiradas das ruas de Lajeado

Foto: Divulgação/Laura Mallmann

Após a terceira maior enchente da história do município, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), já retirou cerca de 300 cargas de entulhos, galhos, móveis e lama das vias públicas do município. O trabalho de limpeza e desobstrução de vias segue durante o fim de semana.

A Sosur trabalha com máquinas e caminhões para a retirada dos resíduos nas ruas. Os móveis, eletrodomésticos e itens de madeira estão sendo encaminhados ao aterro sanitário. As cargas de lama e galhos de árvore estão sendo encaminhadas para o descarte de lixo verde, também no aterro sanitário.

Até as 10h desta sexta-feira, 24/11, 382 pessoas seguiam no Parque do Imigrante e 77 nos abrigos do bairro Conservas (igreja e ginásio). O retorno ocorre de forma gradual para as residências ou para a casa de parentes até que as casas estejam em condições de moradia. O atendimento às famílias continua nos abrigos, e os caminhões seguem à disposição para o retorno às residências.

Principais informações desta sexta-feira, 24/11:

  • Pessoas em abrigos do município:

Parque do Imigrante – 382 pessoas

Conservas (ginásio e igreja) – 77 pessoas

  • Doações:

Itens de uso/higiene pessoal, roupas de cama e toalhas de banho são necessárias. Interessados devem contatar a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo (51) 3982-1282 para encaminhar a doação.

  • Retirada de doações:

Roupas: Centro de Referência Vestir&Ser (Rua Borges de Medeiros, 550, no Centro de Lajeado) já iniciou a distribuição de roupas para os atingidos, funcionando das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os atingidos pela cheia devem agendar um horário pelo telefone (51) 3982-1091. São atendidas sete pessoas por hora para escolha de roupas.

Materiais de limpeza, água e alimentos (cesta básica): as entregas são feitas conforme necessidade dos atingidos na Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), na Avenida Benjamin Constant, 428.

Móveis/Eletrodomésticos, colchões e roupas de cama: são direcionadas de acordo com a disponibilidade e solicitação.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp