Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual Clélia Manfro é oficialmente inaugurado em Caxias do Sul

Junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, espaço que atende exclusivamente pelo SUS, foi inaugurado na tarde de terça-feira, 04 de julho

Publicado por
15:31 - 06/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, espaço que atende exclusivamente pelo SUS, foi inaugurado na tarde de terça-feira, 04 de julho

Junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, espaço que atende exclusivamente pelo SUS, foi inaugurado na tarde de terça-feira, 04 de julho - (Foto: Divulgação)

Na tarde de terça-feira, 04 de Julho, na presença de autoridades locais, estaduais e representantes de municípios da macrorregião da serra, diretoria e colaboradores da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (ACCVR), foi inaugurado oficialmente o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual Clélia Manfro (CER II), junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, no bairro Madureira.

No local, um prédio de três andares, com acesso do público pela rua Virgílio Ramos, 530, já funcionava desde 2009 a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, que atende os 49 municípios da macrorregião da Serra. Agora, porém, além de ampliar os serviços na área auditiva, o espaço foi habilitado para atuar também na reabilitação intelectual, atendendo crianças de até 27 municípios da região. Os novos serviços já estão em funcionamento na Unidade.

Ao menos 12 novos profissionais foram contratados recentemente para reforçar a equipe multidisciplinar, que conta com médicos neurologistas e psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais. Na área auditiva, as vagas foram ampliadas com a inclusão da adaptação de aparelhos auditivos em crianças de 0 a 3 anos. Até então, esse público era atendido somente em Porto Alegre. Dessa forma, a capacidade máxima para colocação de próteses auditivas aumentou de 2040 para 2280 ao ano.

Na reabilitação intelectual, o enfoque do serviço está no atendimento multidisciplinar de crianças com atraso global do desenvolvimento, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Aline Aita, Coordenadora do CER II Clélia Manfro, detalha como funcionará o novo serviço: “O primeiro atendimento é sempre realizado pela Assistente Social, que fica responsável pela triagem, cadastro e agendamento da avaliação multidisciplinar, que será feita por fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e Psicólogo. Após essas avaliações, a equipe então elabora um plano terapêutico e faz os agendamentos semanais para os atendimentos em cada área”.

Vale lembrar que a ACCVR tem bagagem e experiência, tanto na área auditiva como intelectual, como reitera a Diretora-Executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora do Hospital Virvi Ramos, do Centro de Saúde Clélia Manfro e da Faculdade Fátima, Cleciane Doncatto Simsen: “Já são quase 15 anos atuando na área auditiva como referência para os 49 municípios da nossa região, seja com o teste da orelhinha em recém nascidos, com a colocação de próteses e agora essa ampliação para adaptação do aparelho para crianças de 0 a 3 anos. Na área intelectual, mais recentemente, nos inserimos no programa estadual TEAcolhe, onde nos tornamos um Centro de Referência Regional no Transtorno do Espectro Autista para Caxias e mais seis municípios da região das hortênsias, tendo como foco principal a capacitação da rede pública de saúde, educação e assistência social. Por isso, acredito que o CER II Clélia Manfro certamente auxiliará a rede pública da nossa região a suprir essa lacuna”.

Todos os atendimentos, tanto na área auditiva como intelectual são regulados pela Central de Regulação de Caxias do Sul e realizados exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Municípios e UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) devem preencher formulário padrão de encaminhamento, sendo esse realizado por um Neurologista, Psiquiatra, Otorrinolaringologista ou Pediatra.

Sobre o CER II Clélia Manfro

A habilitação do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual Clélia Manfro (CER II), surge para suprir uma importante lacuna assistencial da Macrorregião Serra, que até então não possuía nenhum serviço vinculado ao Ministério da Saúde para o atendimento dessas duas áreas especificas. Tais estabelecimentos de saúde fazem parte da Rede de Cuidados a Saúde da Pessoa com Deficiência e, conforme estabelecido na Portaria de Consolidação nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, Anexo VI, tais Centros Especializados em Reabilitação são pontos de atenção ambulatorial especializados em reabilitação que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva e será organizado conforme o número de modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual) prestadas, a saber:

● CER II: presta atendimentos de duas modalidades de reabilitação;
● CER III: presta atendimentos de três modalidades de reabilitação;
● CER IV: presta atendimentos de quatro modalidades de reabilitação.

Assim, o CER II Clélia Manfro ofertará serviços de reabilitação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, ampliando sua atuação, até então exclusiva na área da reabilitação auditiva, para a oferta de vagas para reabilitação intelectual, ofertando, atividades que visam garantir o cuidado integral e qualificado, mediante equipe multidisciplinar, em ambas as áreas.

Junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, espaço que atende exclusivamente pelo SUS, foi inaugurado na tarde de terça-feira, 04 de julho - (Foto: Divulgação)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp