CDL de Bento Gonçalves celebra 56 anos como uma das 10 maiores do RS

Data é comemorada em 12 de agosto . Entidade está entre as 10 maiores entre suas congêneres no Estado

CDL de Bento
Marcos Carbone, presidente da CDL-BG. Crédito/ Marcela Flôres de Souza

A CDL de Bento Gonçalves tem bons motivos para comemorar uma existência de mais de meio século. Atua para manter coesa a força associativa. Criada, como Clube dos Diretores Lojistas, a entidade começou com 26 lojas, herdando organizações associadas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Este foi o embrião para o surgimento da entidade, em 1969. Hoje com quase 600 associados, a CDL-BG está entre as 10 maiores do Estado. Mostra como sua força coletiva ajuda a impulsionar a evolução da entidade e do comércio local.

“Só com um setor unido em propósito, pensando em estratégias de forma articulada com os associados e os atores públicos e privados, podemos fortalecer o varejo, uma das grandes bases de nossa economia. É isso que a CDL-BG vem fazendo desde que foi criada: construir pontes em conjunto em prol de uma Bento Gonçalves cada vez mais desenvolvida”, diz o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

As empresas associadas que formam a CDL deliberam ações e estratégias para o crescimento da atividade varejista. Unida, a entidade se movimenta para representar a categoria institucionalmente no município e, também, nas esferas estadual e federal. Isso ocorre porque ela é filiada à Federação Varejista do RS. Esta, por sua vez, está conectada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), principal representante do varejo brasileiro. Assim, articula com poderes públicos e outras entidades os interesses da classe. Isso fortalece e qualifica o comércio, buscando através do diálogo e da construção de parcerias os caminhos para continuamente desenvolver o setor.

O modelo associativista da CDL proporciona, aos filiados, rede de contatos e relacionamentos empresariais, credibilidade e visibilidade, além de benefícios e descontos exclusivos. Mas tem mais. Também aproxima a capacitação profissional, uma das principais vantagens em estar associado a uma instituição como a CDL. Uma das ferramentas para isso continua sendo o SPC, representado em Bento com exclusividade pela CDL-BG. O sistema é um aliado dos lojistas, ajudando a vender com segurança em todos os momentos e a mitigar a inadimplência.

Vantagens de ser um associado CDL

Cursos em diversas áreas para alavancar os negócios, em departamentos como atendimento, gestão, marketing e vendas, fazem parte das práticas corriqueiras. Eles também respondem a demandas pontuais. Além disso, palestras de atualização são realizadas. A CDL-BG enfrenta o desafio de aproximar as soluções para os principais desafios atuais. Isso inclui lidar com os novos comportamentos dos consumidores e as novas tecnologias. A entidade participa de eventos importantes do setor. Inclusive, participa de encontros nacionais, como a Convenção Nacional do Comércio Lojista, e feiras internacionais, como a NRF, em Nova York.

Outros gargalos são enfrentados pela entidade. A rotatividade, a falta de mão de obra qualificada e a integração físico-digital dos estabelecimentos estão entre elas.

“Estar atualizado sobre as práticas atuais em todos as áreas, da gestão ao atendimento, ajuda a entender o novo momento que vivemos e a preparar os estabelecimentos para levá-los ao futuro, mantendo a perenidade das empresas para fortalecer nossa economia com mais renda e trabalho”, diz Carbone.

Inovações e o futuro da CDL

Plataforma online, a CDL IA, destina-se a desmistificar a inteligência artificial. Ela traz a tecnologia para ajudar nos resultados dos negócios. Está entre as ações importantes que fazem da força associativa cedelista um de seus grandes trunfos para mudanças vivenciadas na contemporaneidade.

Junto a essas ações, a CDL-BG segue atenta ao ingresso de novos associados. Os movimentos da CDL Jovem renovam e preparam novas lideranças. Além disso, a recente CDL Mulher foi criada este ano para impulsionar o empreendedorismo feminino. Estes eventos sinalizam novamente como a entidade vê na soma das forças o caminho para suplantar os desafios.

“Como entidade associativa, temos que manter esse espírito sempre aceso para todos crescerem. Ao multiplicar nossas forças, ficamos mais robustos para continuar trazendo dividendos para o varejo, lutando por nossos ideais”, comenta Carbone.