TICKET MÉDIO

Caxiense pretende gastar cerca de R$ 294 com o presente do Dia da Criança

O valor do ticket médio foi calculado por uma pesquisa da CDL Caxias. Opção pelo comércio virtual cresceu em relação a 2023

Quase 80% dos consumidores disseram que fazem pesquisa de preço direto nas lojas
Quase 80% dos consumidores disseram que fazem pesquisa de preço direto nas lojas | Foto: Alencar Turella/Divulgação

O consumidor de Caxias do Sul deve investir um valor médio de R$ 294,10 com a aquisição de até dois produtos em presentes para o Dia da Criança, este ano. O valor do ticket significa um aumento de 2,1% em relação ao ano passado.

O dado faz parte do relatório de uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) sobre a intenção de compra para a data festiva. A consulta também indica que 54,2% dos entrevistados pretendem presentear na data. Os brinquedos lideram com 62,2% das opções.

O levantamento revela ainda que 8,7% estão indecisos, o que representa aumento de 5,2% na intenção de compras na comparação com 2023. Além disso, que 51,4% desejam gastar o mesmo valor do ano passado.

Outros 27,9% dos consumidores disseram que pretendem gastar mais. Entre eles, 66,4% querem comprar um presente melhor, e 22,1% mencionaram que os itens desejados estão mais caros neste ano. Os principais meios de pagamento indicados são o cartão de crédito (31,1%), dinheiro (28,6%), Pix (23%), cartão de débito (14,2%) e crediário (2,8%).

Dos 75% que já sabem o que comprar, além dos brinquedos, mencionaram outras preferências. Entre elas, as opções mais preferidas são roupas e calçados (24,5%), eletroeletrônicos e games (7,8%) e chocolate (2,1%).

Comércio virtual

A estatística também demonstra que o comércio de rua do Centro continua sendo a principal preferência para a aquisição de itens para 50,8% dos consumidores ouvidos pela CDL Caxias, enquanto shopping centers da cidade totalizam 15% e lojas de bairros 12,4%.

Entretanto, a opção pelo comércio virtual local registrou significativa alta, passando de 1,1% no ano passado para 9,3% neste ano. O dado reafirma uma pesquisa inédita realizada pela entidade, em agosto, que traçou o perfil dos consumidores em ambientes tradicional e digital.

A pesquisa de produtos antes da aquisição foi indicada 78,9% dos entrevistados e os principais canais utilizados são direto nas lojas (37,9%), sites de busca (25%), site das lojas (21,2%), cartazes e folhetos (4,5%), Instagram (4,3%), TV e rádio (3,1%), Facebook (2,8%) e WhatsApp (1,2%).

Pesquisa e atendimento

O atendimento continua sendo o principal fator de importância para a decisão de compra para 31,6% dos caxienses. Outros 20,8% apontaram o produto como razão de escolha, o pagamento representa 10,2% e o digital 10%.

A pesquisa de produtos antes da aquisição foi indicada 78,9% dos entrevistados e os principais canais utilizados são direto nas lojas (37,9%), sites de busca (25%), site das lojas (21,2%), cartazes e folhetos (4,5%), Instagram (4,3%), TV e rádio (3,1%), Facebook (2,8%) e WhatsApp (1,2%).

Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias, os presentes devem ser adquiridos uma semana antes por 41,9%. Já na véspera ou no dia foi respondido por 26,7%. Entre o público antecipado, 23,5% iniciaram as escolhas cerca de 15 dias antes da data e 7,9% já adquiriram o mimo.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças da CDL Caxias foi realizada com 622 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.