1º ESCALÃO

Visando projeto de nova represa em Caxias do Sul, João Uez será o novo diretor-presidente do Samae

Entre os desafios, ele já projeta a nova represa que irá garantir o abastecimento para as próximas décadas na cidade

Visando projeto de nova represa em Caxias do Sul, João Uez será o novo diretor-presidente do Samae
Foto: Samuel Maciel/ Banco de Dados/ Prefeitura de Caxias do Sul

João Uez (Republicanos) será o novo diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) no segundo mandato do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo na quinta-feira (26), quando informou os nomes que irão compor o primeiro escalão.

Segundo vereador mais votado da cidade no pleito de outubro, com 6.830 votos, Uez se licencia do seu primeiro mandato no Legislativo, para assumir a autarquia à convite de Adiló. Entre os desafios, ele já projeta a nova represa que irá garantir o abastecimento para as próximas décadas na cidade. Além disso, ele também cita a modernização da Lei das Águas, descaracterização da bacia do Samuara, minimização de impactos das obras e expansão da rede de água no interior do município.

“Conto com o apoio de todos nessa missão. De mim esperem muito trabalho e o gabinete sempre aberto”, afirmou.

Em comunicado por vídeo, aos seus mais de seis mil eleitores, ele explicou os projetos e a importância de assumir o cargo no Samae e de trabalhar junto com os servidores da autarquia. Contudo, no fim do comunicado, Uez relatou que ficará à frente da autarquia apenas por um período, sem especificar quanto, e depois irá retornar para a Câmara.

“Então, comunidade, conte conosco. Nós ficaremos um período à frente do Samae, mas retornaremos à Câmara logo ali na frente para dar seguimento no trabalho que foi confiado”, relatou.

Uez foi secretário de Urbanismo, titular do Meio Ambiente e Chefe de Gabinete no primeiro mandato de Adiló Didomenico (2020 – 2024).

Licença no primeiro mandato

Ao se licenciar, após ser eleito para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores, Uez faz um movimento similar ao feito pelo prefeito Adiló Didomenico no passado. Nas eleições municipais de 2012, Adiló, então no PTB, foi o segundo vereador mais votado com 6.324 votos, atrás de Washington Coração Valente (PDT).

Contudo, no início de 2013, licenciou-se das atividades parlamentares, para assumir como secretário municipal de Obras e Serviços, cargo onde ficou até o final de março de 2016. No mesmo ano, após a reeleição na Câmara, permaneceu no poder Legislativo na gestão do então prefeito Daniel Guerra (PRB) (2017 – 2019).