Recomendação da Câmara busca evitar aumento da tarifa de ônibus em Caxias, sugerindo que devolução de R$ 8,5 milhões seja usada no subsídio.
Foto: Luca Roth/Câmara Caxias

A Câmara Municipal de Caxias do Sul encaminhou, na tarde desta quinta-feira (11), uma recomendação para que o Executivo Municipal utilize a devolução do duodécimo, de cerca de R$ 8,5 milhões, para manter inalterado o preço da passagem do transporte coletivo na cidade.

A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora, formada pelos vereadores Lucas Caregnato/PT (presidente), Wagner Petrini/PSB (1º vice-presidente), Andressa Campanher Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta), Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP (1º secretário) e Andressa Mallmann Bassani/PDT (2ª secretária).

Segundo os parlamentares, o objetivo é evitar um possível aumento da tarifa no valor da passagem do transporte público, medida que afetaria sobretudo as famílias de menor renda e ampliaria desigualdades no acesso à mobilidade urbana.

Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias

O presidente da Câmara, Lucas Caregnato, destacou o caráter social da iniciativa.

“A função pública do Legislativo também se manifesta na responsabilidade com os recursos que administra. Respeitando a independência entre os Poderes, ao sugerirmos que o valor a ser devolvido seja aplicado para evitar o aumento da tarifa, reafirmamos nosso papel social e nosso compromisso com quem mais depende do transporte coletivo para trabalhar, estudar e se locomover pela cidade”, afirmou.

A devolução do duodécimo, prevista para os próximos dias, ocorre anualmente e se refere à economia obtida pela Câmara ao longo do exercício. A decisão sobre o uso do valor cabe à prefeitura.

O que é o duodécimo?

O duodécimo é o repasse mensal que o Executivo faz ao Legislativo do orçamento anual da Câmara. O recurso é utilizado para as despesas de funcionamento, como salários, manutenção e serviços administrativos. Quando há sobra ao fim do ano, o montante não utilizado é devolvido ao Executivo, conforme determina a legislação.