Uvada da Nona movimenta Festa da Uva na tarde deste sábado, em Caxias do Sul

Cerca de 3,8 mil porções do doce foram distribuídas ao público gratuitamente no início da tarde, na companhia de um delicioso pão caseiro

Publicado por
17:04 - 02/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Uvada da Nona movimenta Festa da Uva na tarde deste sábado

Foto: Reprodução

Uma receita especial, que perpassa gerações, e ganha forma a partir de 350 kg de uva e 135 kg de açúcar. A Uvada da Nona movimentou o Parque de Eventos neste sábado (02), no setor de gastronomia, na praça de alimentação do Pavilhão 1. A produção da chimia da fruta em tamanho gigante iniciou por volta das 10h. Cerca de 3,8 mil porções do doce foram distribuídas ao público gratuitamente no início da tarde, na companhia de um delicioso pão caseiro.

Josiane Camazzola, nutricionista da Festa da Uva 2024, destacou que a uva foi preparada com a receita que foi de sua “nona”, Santa Pegoraro, de 92 anos. É ela quem esteve à frente dos trabalhos no Pavilhão 1. Também participaram da atividade a Rainha da Festa da Uva 2022, Priscila Zanol, e os pais dela, Gilberto e Iraci, que providenciaram a principal matéria-prima do preparo: a uva.

A nutricionista explicou também como funciona o preparo. “A gente higieniza o tacho, espreme as uvas e leva ao fogo, para ferver um pouquinho e deixar no ponto em que ela larga o suco, liberando casca e semente. A gente retira do tacho, peneira em outro recipiente, remove a casca e a semente, e descarta. Depois, coloca o mosto no tacho, ferve, acrescenta o açúcar e cozinha até alcançar o ponto certo de chimia ou de geleia de uva”, ensinou.

A Festa Nacional da Uva segue até esse domingo, dia 3, com diversas atrações artísticas, gastronômicas e culturais. Neste sábado a partir das 20h ocorre o último Desfile Cênico Musical na Rua Sinimbu. Também à noite, às 21h, na Arena de Eventos do Parque, a atração principal é o show do grupo Raça Negra, seguido de Bruno e Marrone.

O Grupo RSCOM realiza a cobertura da Festa da Uva, que tem o apoio de Marcopolo: ser protagonista é criar caminhos para chegar aonde ninguém chegou. Marcopolo 75 anos, protagonista em mobilidade.

 

 

 

Leia também: Agenda especial: veja quais são as atrações do último fim de semana da Festa da Uva

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp