Unimed Nordeste-RS inaugura centro de atendimento especializado em Transtorno do Espectro Autista em Caxias do Sul

Espaço no bairro Cinquentenário tem 500m² e é dividido em 11 salas para acolhimento, consultório e diferentes atividades com uma arquitetura projetada para atender as necessidades específicas do público

Publicado por
12:45 - 04/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Unimed Nordeste-RS inaugura centro de atendimento especializado em Transtorno do Espectro Autista em Caxias do Sul

Foto: Alesi Ditadi/ Divulgação

A Unimed Nordeste-RS inaugura em Caxias do Sul a Casa Semente, espaço dedicado exclusivamente ao acolhimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O local tem 500m² e é dividido em 11 salas para acolhimento, consultório e diferentes atividades e tem previsão de iniciar os atendimentos na segunda quinzena deste mês. O espaço está localizado na Rua Ambrósio Bonalume, 111, no bairro Cinquentenário e conta com uma arquitetura projetada para atender as necessidades específicas do público. Serão 14 profissionais das mais diferentes especialidades, todos com formações especifica para tratamento do TEA. Cerca de R$2 milhões foram investidos na estrutura.

Com capacidade para atender até 2oo pacientes, o acolhimento será por meio de plano terapêutico individual, com protocolo de avaliação indicando as terapias adequadas para cada caso. Destinado para beneficiários do plano de saúde, o atendimento no local será segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h30 e nos sábados das 8h às 12h.

Até março de 2021 eram 69 o número de casos de autismo diagnosticado pela Unimed Nordeste-RS. Contudo, dois anos depois, houve um salto para 670 diagnósticos, um aumento exponencial de 871%. A crescente tem diversos fatores e explicações, a principal delas seria uma análise mais assertiva com o passar dos anos. Estudos também relatam que o Espectro é 81% genético e mais comum no sexo masculino.

O presidente da Unimed Nordeste-RS, André Germano Leite destaca o compromisso que a operadora tem com a sociedade. “Trazemos aquilo que há de melhor na disponibilidade de diagnósticos e terapias para estes pacientes. Não só no ambiente de tratamentos especializados, mas também em parceria com a Casa TEA de Toronto, no Canadá, onde estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia, para que através de softwares específicos possamos acompanhar a evolução das crianças, seja em ambiente clinico na Casa ou na extensão do domicilio e da escola. A gente pode acompanhar essas atividades a distância para acompanhar a evolução dessas crianças e qual o impacto na transformação e no crescimento com essas terapias aplicadas”.

Com maior demanda do que vagas para atendimento, a Unimed já iniciou as obras para uma segunda unidade.  Com capacidade para mais 500 pacientes, o futuro espaço ficará localizado na Rua Sinimbu, no bairro São Pelegrino, junto ao Espaço + Saúde.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp