A Universidade de Caxias do Sul promoveu, na noite desta segunda-feira (18), um evento no UCS Teatro para marcar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A celebração reuniu centenas de pessoas, entre autoridades políticas, religiosas, representantes de universidades, empresários e comunidade em geral, em uma noite que uniu esquetes teatrais ao cerimonial.
O público acompanhou um espetáculo cênico-musical com a participação do Grupo Girotondo, do grupo Miseri Coloni, do Coro da UCS e da UCS Orquestra, que apresentou uma versão inédita da sinfonia Mérica Mérica. No palco, imagens históricas projetadas em telão ajudaram a reconstruir a trajetória dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Estado a partir de 1875.
Entre os pontos altos da noite esteve o lançamento oficial do álbum Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul , uma obra organizada pela UCS. Dividido em dois volumes, com mais de 1.200 páginas, reúne artigos de 66 pesquisadores do Brasil e da Itália, além de fotos, conteúdos inéditos e materiais interativos acessados por QR Code, como vídeos e canções. Dois dos textos foram escritos em Talian, dialeto que se originou na Serra Gaúcha.
A publicação foi entregue a autoridades como o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, e terá apenas cem exemplares impressos, vendidos a R$ 1,5 mil cada. Toda a renda será revertida ao Recanto da Compaixão Frei Salvador, mantido pela Associação Mão Amiga.
Repercussão Internacional e o Sesquicentenário
O álbum também terá repercussão internacional. Em outubro, será apresentado em universidades e na Embaixada do Brasil na Itália, durante uma expedição da UCS com empresários da região ao país europeu.