Troca Solidária recolhe 428 toneladas de lixo e distribui 107 toneladas de alimentos no primeiro semestre em Caxias do Sul

Programa funciona trocando quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de hortifrutigranjeiros, com um limite de 15 quilos de alimentos por família

Publicado por
06:00 - 05/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Troca Solidária

Foto: Divulgação / Codeca

O programa Troca Solidária, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, continua a ser uma iniciativa para a sustentabilidade e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. No primeiro semestre de 2024, o programa recolheu 428.430 quilos de resíduos seletivos e distribuiu 107.114 quilos de alimentos.

Realizado todos os sábados, o Troca Solidária atende 27 bairros de Caxias do Sul em sistema de rodízio, com a participação média de 690 famílias por semana. Desde a sua criação há 15 anos, o programa é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS).

O programa funciona trocando quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de hortifrutigranjeiros, com um limite de 15 quilos de alimentos por família. Essa troca incentiva a reciclagem, melhora a limpeza urbana e proporciona uma alimentação saudável para as famílias participantes. Os alimentos são fornecidos por agricultores locais, fortalecendo a agricultura familiar na região.

O Troca Solidária já recebeu diversos reconhecimentos por sua contribuição à comunidade e ao meio ambiente. Em 2011, foi agraciado com o Certificado de Reconhecimento na 10ª edição do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec). Em 2023, o programa foi novamente reconhecido, desta vez no 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Os interessados em participar do Troca Solidária podem conferir o cronograma completo de atendimentos no site da Codeca (www.codeca.com.br), na seção dedicada ao programa. Através dessa iniciativa, Caxias do Sul continua a promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e apoiar os agricultores locais.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp