O Troca Solidária ocorre normalmente neste sábado, 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. O programa propõe a troca de quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de alimento (hortifrutigranjeiros de produtores locais). Além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, ação oferece um complemento alimentar de qualidade e incentiva a agricultura familiar.
Neste sábado, serão contemplados os seguintes bairros:
Sobre o Programa Troca Solidária:
O Troca Solidária é uma iniciativa do município, operacionalizada pela Codeca em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS). Implantado em 20 de junho de 2009, o programa foi retomado em 2021, depois de uma pausa de dois anos. Atualmente acontece aos sábados e beneficia 27 bairros/loteamentos. Em 2023, o Troca Solidária recebeu o 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).]
Em 2022, foram trocados 793 mil quilos de resíduos por 200 quilos de hortifrutigranjeiros. Em comparação a 2021, o programa superou em mais de 200% a troca de resíduos por mantimentos (240 mil quilos de resíduos por 61 mil quilos de alimentos). Novo recorde foi batido em 2023 quando a comunidade trocou 921.400 quilos de resíduos por 234.350 quilos de frutas e verduras.
A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. Todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.