Foto: Mayara Osmainchi/Grupo RSCOM
Foto: Mayara Osmainchi/Grupo RSCOM

A contagem regressiva para a 35° Festa Nacional da Uva tem exigido muita dedicação do trio de soberanas. Com a aproximação do evento, a agenda da rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e das princesas Letícia Comin da Silva e Júlia Dalegrave Scopel se intensificou, sendo marcada por compromissos diários, visitas institucionais e ações de divulgação em diferentes pontos de Caxias do Sul. As três representantes detalharam sua rotina em entrevista ao Jornal Leouve da Rádio Viva 94.5 FM nesta terça-feira (27).

A etapa final exige presença constante para que a cidade sinta a chegada do tradicional evento. A rainha Elisa destaca que o objetivo é levar o espírito da Festa da Uva para todos os contos do município, fortalecendo o vínculo com a comunidade.

A intensa programação também exige adaptação na rotina pessoal e profissional do trio. Desde a escolha das representantes, a agenda passou a ser reorganizada diariamente, com compromissos que começam cedo e, muitas vezes, se estendem até a noite.

“É uma adaptação diária. Madrugamos, temos compromissos até tarde e, no outro dia, começamos cedo de novo. Mas tudo isso é feito com muito amor, e isso torna tudo mais leve”, afirma a princesa Letícia.

Conciliar a função de princesa com a carreira profissional tem sido um desafio constante, especialmente na reta final. A princesa Júlia ressalta que, mesmo com a exigência de organização e responsabilidade, é possível equilibrar as duas agendas, destacando a compreensão e o apoio da Comissão da Festa ao longo do processo.

“É intenso e exige muita responsabilidade, mas é possível dar conta das duas agendas. A própria Festa entende isso, e acho importante que, para as próximas edições, as mulheres que quiserem participar saibam que é possível conciliar as duas coisas”, ressalta.

Ao relembrar os momentos mais marcantes da trajetória até aqui, o trio é unânime: o carinho da comunidade.

“A gente está na rua caminhando, às vezes sem faixa, sem coroa e sem traje, e as pessoas reconhecem e abraçam. É uma admiração muito grande. A gente percebe que não somos só nós que temos essa paixão, essa emoção ao falar de festa da uva.”, destaca a rainha

As soberanas também destacaram o ganho histórico da experiência e a oportunidade de conhecer Caxias do Sul sob um novo ponto de vista, o do turista. Nos bastidores, o destaque fica para a relação entre o trio e com a comissão da Festa, um ponto que muitas vezes não aparece ao público, mas que é fundamental para a construção do evento.

“É tão importante poder falar sobre isso. As pessoas às vezes falam dessa sintonia, como o trio é harmonioso, mas tem um por trás que muda tudo. A nossa relação com toda a Comissão Comunitária, com a Comissão Social, isso tudo faz nós estarmos juntos e felizes, mesmo nos dias mais cansativos. Existe uma família Festa da Uva por trás de tudo isso”, pontua Julia.

Vivências e a Preparação para a Festa

As vivências também têm papel importante na preparação, especialmente a participação nos Jogos Coloniais, que resgatam costumes da cultura presente na região e aproximam ainda mais o público da proposta da Festa. Para as soberanas, essas atividades simbolizam a conexão entre passado e presente.

Com a programação se aproximando, a ansiedade do trio agora se volta para os desfiles cênicos, apontados como o momento mais aguardado pelas soberanas. Elisa aproveita para reforçar o convite à comunidade.

“Este é um ano emblemático, são 95 anos de Festa. Convidamos toda a comunidade caxiense a viver esse marco conosco, participar dos Jogos Coloniais e celebrar a nossa história”, conclui.

Informações sobre a 35° Festa Nacional da Uva

A 35° Festa Nacional da Uva ocorreu de 19 de fevereiro a 8 de março no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, com entrada gratuita nas segundas e terças. A programação reúne atrações culturais, gastronômicas e artísticas, além dos tradicionais desfiles cênicos.

Datas e horários dos defiles cênicos:

  • 19 de fevereiro (quinta-feira) — 20h
  • 22 de fevereiro (domingo) — 16h
  • 26 de fevereiro (quinta-feira) — 20h
  • 1º de março (domingo) — 16h
  • 5 de março (quinta-feira) — 20h
  • 8 de março (domingo) — 16h