Termonebulização visa identificar irregularidades nas ligações de esgoto no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul

O trabalho passará pelas ruas Olinda Facchin, Ângelo Baptista Sartor e Egide Bressan Sartor

Publicado por
13:48 - 29/01/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Termonebulização visa identificar irregularidades nas ligações de esgoto no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul

Foto: Vitor Vicente/ Divulgação

Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) farão, no próximo sábado (3), o serviço de termonebulização no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul.

O trabalho será feito pela manhã e passará pelas ruas Olinda Facchin, Ângelo Baptista Sartor e Egide Bressan Sartor. A ação serve para identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes.

Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias, chuveiro, etc.), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

Ligação de calha de chuva;

Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);

Ligação de boca de lobo;

Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Se encontrada irregularidades, o morador recebe uma notificação com prazo para providenciar o conserto e regularizar sua rede.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp