Sua conta de energia no Cativo pode aumentar ainda mais no próximo ano!

O setor elétrico brasileiro está prestes a passar por mudanças significativas com a abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia Elétrica

Publicado por
09:36 - 22/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Sua conta de energia no cativo pode aumentar ainda mais no próximo ano!

Foto: Freepik

Sua conta de energia no cativo pode aumentar ainda mais no próximo ano! O setor elétrico brasileiro está prestes a passar por mudanças significativas, a abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia Elétrica, está se aproximando, e poderá impactar diretamente no seu bolso.

Mas, o que é o Mercado Livre, afinal? O Mercado Livre de Energia é um ambiente de compra e venda de eletricidade no qual os consumidores livres, têm a liberdade de escolher seus fornecedores e com estes, realizar negociação de forma direta. Diferente do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) onde os consumidores são atendidos pelas concessionárias locais e estão sujeitos às tarifas reguladas pelo governo, no Mercado Livre é possível ter liberdade de decisão e flexibilidade nas negociações. Até agora, esse mercado estava limitado a grandes consumidores, com uma demanda mínima de 500 kW, porém, com as mudanças da Portaria nº 50, a partir de janeiro de 2024, consumidores de média tensão, com demanda contratada inferior a 500 kW, já podem participar.

O aumento de pessoas aderindo ao Mercado Livre (ACL) e o crescimento exponencial da geração de energia alternativa com fontes incentivadas (como eólica e solar), pode afetar o mercado de energia brasileiro como um todo. Isso porque, o desconto nas tarifas de energia garantido aos consumidores que fazem o uso de energia incentivada é custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo presente nas tarifas de energia elétrica dos consumidores cativos. Além disso, para escoar essa energia será necessária a construção de milhares de quilômetros de novas linhas de transmissão, e o custo dessa infraestrutura também reflete nos consumidores cativos, podendo deixar a conta de energia ainda mais cara para eles.

Agora, a pergunta que não quer calar: como se beneficiar desta realidade? Imagine ter o controle total da sua contratação de energia, negociando quantidade, preço, prazo e pagamento de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Com a entrada de mais opções no mercado, a competição tende a aumentar, e isso pode resultar em preços mais competitivos para os consumidores.

Agora, mais do que nunca, é o momento de dar esse salto e a Mercatto Energia pode te ajudar a prosperar nesse novo cenário. Entre em contato e saiba mais sobre como maximizar a sua economia com o Mercado Livre de Energia.

O futuro da energia elétrica no Brasil está sendo traçado, e você pode fazer parte dessa história.

Contato
Telefone: 54 3412-1120
Site: www.mercattoenergia.com.br
E-mail: comercial@mercattoenergia.com.br
Instagran: https://www.instagram.com/mercattoenergia/
Linkedin: https://br.linkedin.com/company/mercatto-energia
Facebook: https://www.facebook.com/mercattoenergia

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp