NA CÂMARA

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos poluente

(Foto: Pietra Lima/ Câmara Caxias)
(Foto: Pietra Lima/ Câmara Caxias)

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30), representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul (SINDILIMP) usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal para apresentar propostas que visam modernizar a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A iniciativa busca garantir a sustentabilidade da empresa, valorizar os trabalhadores e atender com mais eficiência o crescimento da cidade.

O presidente do sindicato, Henrique Silva, defendeu um novo modelo para a Codeca, que seja público, sustentável e adaptado às exigências atuais e futuras do município. “A cidade cresce, mas a estrutura da Companhia continua a mesma. É hora de amadurecer uma proposta coletiva que reflita as necessidades da comunidade e dos trabalhadores”, afirmou.

Cândido Luis Teles da Roza, assessor da entidade, reforçou que a base das propostas inclui a manutenção da Codeca como empresa pública, a modernização de sua estrutura e o fortalecimento da governança corporativa, com transparência e espaços de diálogo social. Ele também destacou a importância de ampliar os serviços prestados e os postos de trabalho oferecidos pela empresa.

Propostas do SINDILIMP para a Codeca

Entre os pontos centrais da proposta estão a renovação do parque de máquinas com foco na redução de emissão de carbono, a adoção de políticas contínuas de investimento em saúde e segurança dos trabalhadores, e a reestruturação organizacional para uma gestão mais humanizada e diversa. O sindicato também cobrou remuneração justa pelos serviços prestados e a adoção de medidas que impeçam práticas que possam comprometer a viabilidade da companhia.

“A campanha é uma construção coletiva e necessária para melhorar os serviços prestados à comunidade”, reforçou Henrique Silva, encerrando sua fala com o pedido de que a Administração Pública se comprometa com a valorização e fortalecimento da Codeca.