A mais importante premiação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o 30º Mérito Metalúrgico Gigia Bandera deste ano destaca três nomes de histórias de sucesso no setor. Os agraciados de 2024 com o Mérito são o CEO da Randoncorp, Sérgio Carvalho; a diretora da Silpa, Silvia Panis; e a diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan. A cerimônia de entrega será no dia 28 de novembro na Villa Basilico.
A diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan, destaca a identificação dela com a mulher que dá nome ao prêmio.
“Muito importante para mim essa premiação. até conhecendo a história da Gigia Bandera. Nos desafios que ela passou à época. Eu me identifico muito, pois no setor não tem muita atuação de mulheres. Então, eu senti muito esse preconceito no início e é uma honra pra mim poder carregar esse mérito comigo”, disse.
Já o CEO da RandonCorp, Sérgio Carvalho, relata a honra e o reconhecimento com o Mérito.
“Foi uma surpresa maravilhosa. Eu sou dessas pessoas que fazem o seu trabalho e não ficam a procura de fama, glória e reconhecimento, e sempre olhei com a cabeça focada em trabalhar e contribuir a fazer a diferença por onde eu passo. Esse reconhecimento é muito importante porque ele manda essa mensagem de volta de eu estar fazendo algo de bom. Muito honrado em receber essa indicação”, afirmou.
Por fim, a diretora da Silpa, Silvia Panis, ao relembrar a história da empresa e a perda do pai e do irmão, ressaltou gratidão com o prêmio.
“Não tem outra palavra a não ser honra e gratidão. É um prêmio fantástico”, resumiu.
Já os agraciados nas categorias Projeto Inovador e Jovem Empreendedor Industrial foram Evandro Suzin, da Inova Sistemas Eletrônicos, e Tiago de Azevedo, da Tertech Quadros e Painéis de Comando; respectivamente.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Bisi, explica que os premiados nos projetos são escolhidos por uma comissão avaliadora, após inscrição dos interessados. Já os agraciados do Gigia Bandera são votados pelas mais de 4,4 mil empresas associadas de acordo com a contribuição de cada um para Caxias e região de abrangência.
“Os agraciados são em reconhecimento ao trabalho das pessoas para a indústria local. É uma forma de nós estarmos agradecendo e reconhecendo as pessoas que fazem da região ser o segundo polo metalmecânico do país”, concluiu.
Quem foi Gigia Bandera
Criado em 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia a pioneira da indústria em Caxias, Luigia Carolina Zanrosso Eberle, imigrante italiana que veio com a família para o Brasil no século 19. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária e se tornou ícone do empreendedorismo industrial. Posteriormente seu filho, Abramo Eberle, expandiu os negócios.