A mais importante premiação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera deste ano destaca três nomes de histórias de sucesso no setor. Os agraciados de 2023 com o Mérito são os empresários Fernandes Lucena (empresa Sabresul), James Eduardo Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte). A premiação, em sua 29ª edição, será entregue em evento organizado pelo Simecs no dia 24 deste mês.
Na mesma ocasião também serão entregues duas premiações especiais criadas pelo Simecs para reconhecer novos talentos e projetos inovadores na indústria. O empresário Franco Cioato (empresa V12 Veículos Especiais) receberá o troféu Jovem Empreendedor Industrial, e Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) será agraciado na categoria Projeto Inovador.
“Com o Mérito Gigia Bandera reconhecemos pessoas que fazem parte da história de Caxias do Sul e da nossa indústria. Fernandes Lucena, James Bellini e Paulo Spanholi nos dão diariamente exemplos de trabalho, empreendedorismo e inovação. São contribuições importantíssimas que ajudam a desenvolver a nossa economia e que sempre buscam o que há de mais inovador para projetar a cidade nacionalmente e internacionalmente”, afirma o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “Também é um orgulho muito grande poder reconhecer projetos inovadores como os realizados pela AZS, do Vanderlei Argenton e do Franco Ciático, da V12 veículos Especiais” – complementa Rezler.
O dirigente afirma que os agraciados com o Mérito Gigia Bandera têm trajetórias que demonstram sua preocupação constante com o futuro e com a construção de um mundo melhor para todos. Ideias que estão totalmente interligadas à campanha recém lançada pelo Simecs: a indústria tá em tudo.
O vice-presidente do Simecs, Ruben Bisi ressalta que todos os anos a entidade realiza votação e faz a seleção dos empreendedores que representam as indústrias dos 17 municípios da região. Completa que os escolhidos representam e empreendedorismo, inovação, empregabilidade e o futuro da indústria.
“O Simecs tem 17 municípios, 4,4 mil empresas na base e representa cerca de 70 mil trabalhadores, sendo segundo maior sindicato do país. É uma alegria poder agraciar com esse prêmio esses empreendedores que da estímulo e representatividade para a nossa região”, afirmou ele.
Um dos agraciados, James Bellini, destacou que o prêmio é bastante significativo para a região. Relatou também a surpresa com a homenagem, por ser algo que não esperava e que ficou muito feliz. Ele dedicou o prêmio para o time da Marcopolo.
“Pois sem eles, nada disso poderia ter acontecido. Temos uma lema dentro da empresa, é problema de um, é problema de todos. Não existe ninguém que consiga resolver nada sozinho. Eu só apenas estou representando esse time que de fato quem fez toda essa revolução dentro da Marcopolo”, garantiu ele.
Uma referência em empreendedorismo
Criado em 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia a pioneira da indústria em Caxias, Luigia Carolina Zanrosso Eberle, imigrante italiana que veio com a família para o Brasil no século 19. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária e se tornou ícone do empreendedorismo industrial. Posteriormente seu filho, Abramo Eberle, expandiu os negócios.
A premiação ocorre no mês do 68º aniversário do Simecs, que representa em 17 cidades da região mais de 4,5 mil empresas. Juntas, elas faturam cerca de R$ 50 bilhões anuais.
Agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera:
Fernandes Lucena (Sabresul)
É executivo na empresa Sabresul (sucessora da Eberle Mundial na fabricação de espadas e espadins para as Forças Armadas, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), formado Mecânico Torneiro pelo Senai, com graduação em Engenharia (Universidade de Caxias do Sul) e pós-graduação em Engenharia de Segurança.
James Bellini (Marcopolo)
CEO da Marcopolo (2018 a 2023), atualmente preside o Conselho de Administração da companhia. É administrador de empresas (UFRGS). Já havia atuado na Marcopolo no início da década de 90 até o ano de 2005, e foi diretor de Mercado Internacional. Em 2021, foi vencedor da categoria Liderança Empresarial/Fornecedores do Prêmio AutoData, reconhecido como Personalidade de Marketing pela ADVB/RS. Em 2023, foi reconhecido pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.
Paulo Spanholi (Sul Corte)
É fundador e presidente da Sul Corte Importadora de Ferramentas Ltda, tem formação em Tecnologia em Processos Gerenciais (Universidade de Caxias do Sul). Esteve à frente de diversas entidades. Foi conselheiro e presidente do Recreio da Juventude, presidente e conselheiro da Comissão Social da Festa da Uva. Conselheiro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), conselheiro da Fiergs, entre outras funções. Foi diretor, vice e presidente do Simecs, e recebeu o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores (2014) e de Empresa Inclusiva (2022).
Troféu Jovem Empreendedor Industrial
Franco Cioato (V12 Veículos Especiais)
É diretor da V12 Veículos Especiais (produção de veículos customizados), sendo ainda sócio-diretor da HoterPlast Componentes Plásticos, diretor da Cioato Negócios Imobiliários. É presidente da AJE (Associação de Jovens Empresários de Caxias do Sul) e sócio do Conedi – Congresso de Empreendedorismo Digital.
Projeto Inovador
Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda)
É administrador de empresas e um dos fundadores da AZS Soluções e Tecnologia Ltda, que tem mais de nove anos de mercado oferecendo soluções nos setores de tratamento de superfícies, ambiental e de parafusos. Natural de Alpestre (RS), mora desde os 19 anos em Caxias do Sul, onde fez carreira no setor e se graduou em Administração.
SOBRE O SIMECS
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), fundado em 25 de novembro de 1957, é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Com Assessoria de Imprensa