Atualizando as informações a respeito do andamento do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) até o momento e a fim possibilitar a discussão, análise e avanços em relação aos gargalos existentes, Caxias do Sul recebe no dia 4 de dezembro, o Seminário Regional do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. O evento será realizado no Bolicho dos Piardis, nos Pavilhões da Festa da Uva. Essa é uma ação da Emater/RS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Fetag/RS, Famurs, Sicoob e Prefeitura de Caxias do Sul.
Com início às 9h, a programação terá a participação da equipe técnica da SDR, que irá contextualizar e expor as perspectivas do Peaf. A Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) debaterão os desafios da agroindústria familiar. O crédito será um tema abordado pela Sicoob e, ao final do evento, será feito o levantamento das demandas para melhorias do Peaf.
O seminário está sendo promovido em todas as regiões do Estado. Em Caxias do Sul, deverá reunir em torno de 200 pessoas.
Serra Gaúcha
A região da Serra Gaúcha deverá encerrar o ano de 2024 com 304 agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que neste ano completa 12 anos como política de Estado. Esse número representa um crescimento de cerca de 10% no ano. Bento Gonçalves é o município gaúcho com maior número de agroindústrias legalizadas, contando com 48 empreendimentos familiares.