Segunda edição do projeto Poesia de Rua começa no próximo sábado em Caxias do Sul

A atividade iniciará com uma Festa Junina, e se estenderá ao longo de um ano

Publicado por
17:15 - 04/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação/Crédito Off Photo

A segunda edição do projeto Poesia de Rua, realizado pelo Vivacidade, começa no próximo sábado, dia 08 de junho, às 15h, na Rua Irma Valiera, em Caxias do Sul. A atividade iniciará com uma Festa Junina, e se estenderá ao longo de um ano.

O Poesia de Rua nasceu em 2021 e levou arte urbana para essa rua que é uma importante conexão entre os bairros São Pelegrino e Euzébio Beltrão de Queiroz. Postes e muros foram pintados, oficinas de grafitti envolveram as crianças do Serviço de Convivência CAE Ampliando Horizontes, do Beltrão, e um evento com cinema, teatro, yoga e outras atividade de rua fechou o projeto, em 2022.

Para a segunda edição, a ideia é repetir essa mobilização de pessoas no espaço público. Conforme Madeline Juber, integrante do Vivacidade e responsável pelo projeto desde o início, a primeira edição do Poesia de Rua cumpriu seu objetivo, mas ainda faltava algo: provocar a presença das pessoas na rua. “A segunda edição chega para cumprir esse objetivo. A partir de pequenos eventos, convidamos as pessoas a ocuparem esse espaço. Nosso sonho é que essas celebrações sejam uma provocação para que, quando essa edição encerrar, a vizinhança se reúna por conta e torne a ocupação orgânica”, explica.

Para as crianças, que pintaram postes e tiveram diversas atividades na primeira edição, há um projeto paralelo neste ano. Elas serão as “jornalistas” que farão a cobertura dos eventos. O projeto “Pequenos Jornalistas do CAE” tem como orientadora a jornalista e educadora Vania Marta Espeiorin e conta com a supervisão da coordenadora do CAE, Gabriela Ghellere. A cada dois eventos, serão entregues pequenos “jornais” com desenhos, textos e fotos do que aconteceu. O primeiro encontro, para explicar a atividade já aconteceu, e a empolgação dos “pequenos jornalistas” está grande.

A programação do Poesia de Rua 2 prevê seis eventos ao longo de 12 meses, e as datas serão divulgadas no decorrer. Para este sábado, na Festa Junina, estão previstos alimentação, brinquedos infláveis, música com o DJ Dani Corso e a apresentação da peça de teatro “As Aventuras do Fusca à Vela”, do Grupo Ueba. O teatro será às 16h, e o restante da programação se estende até as 18h. Como forma de participar do movimento para ajudar os atingidos pelas enchentes, o Banco de Alimentos será parceiro e estará recebendo doações. A Secretaria da Saúde também estará presente, aplicando vacina contra a gripe.

Com esse evento, o Vivacidade dá a largada para o Poesia de Rua 2, ancorado nos valores que o movem: uso do espaço público pelas pessoas de forma a tornar a cidade mais viva e humana.

Foto: Divulgação / Crédito Off Photo

 

Serviço
O que: Festa Junina do Poesia de Rua 2
Quando: 8 de junho, sábado

Horário: das 15h às 18h – A apresentação da peça “As Aventuras do Fusca à Vela”, do Grupo Ueba, será às 16h

Onde: Rua Irma Valiera, entre as ruas Dr. Bozano e Teixeira Mendes (em frente ao grande muro pintado)

Quanto: gratuito

Dicas: leve cadeira de praia, chimarrão, os amigos, a família e, se quiser, chegue fantasiado

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp