ADMINISTRAÇAO PÚBLICA

Apesar da escassez de recursos, secretário de Finanças afirma que Caxias do Sul tem bom limite de crédito e capacidade de pagamento

Milton Balbinot já ocupava o cargo no último ano da gestão passada e irá dar continuidade ao trabalho de recuperação financeira

Secretário Milton Balbinot
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul

Um início de ano com boas perspectivas. Esta é a visão do titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Finanças, Milton Balbinot, em Caxias do Sul. Ele já ocupava o cargo no último ano da gestão passada e irá dar continuidade ao trabalho de recuperação financeira.

“Estamos dando continuidade ao trabalho feito e atendendo o prefeito em trabalhar com o orçamento enxuto e equilibrado”, pontua.

Para isso, afirma que conta com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) com o orçamento financeiro bem equilibrado. O secretário aponta que a implantação de um escritório em Brasília irá facilitar o acesso a recursos, principalmente a fundo perdido.

Balbinot diz que o principal desafio frente à pasta é a escassez de recursos para investimentos. Contudo, pondera que o Município conta com a possibilidade de buscar investimentos, com bom limite de crédito e com capacidade para pagamento. Ele também demonstra preocupação com o caso Magnabosco, de onde sairão os recursos para pagamento da dívida, mas lembra que o acordo está em negociação.

O secretário relata também a busca por investimento de entorno de 40 milhões de euros para informatização da Prefeitura. De acordo com ele, a previsão é que recursos sejam liberados no decorrer deste ano ano e até meados de 2026 seja concluída a implantação do projeto. Especificamente na pasta, a informatização dos processo irá eliminar o uso de planilhas de Excel, além de abranger a área de arrecadação, como já ocorre com a disponibilização de boletos via internet.

“Cada vez mais precisamos investir nessas áreas para obter as informações mais rápidas e seguras e isso irá abranger todas as secretarias”, afirma.

Milton Balbinot tem 67 anos e é bacharel em Ciências Econômicas com pós-graduação e especialização em Gestão Financeira. Foi gerente Administrativo-Financeiro da Codeca de 2005 a 2012 e diretor Financeiro da Companhia de 2013 a 2016. Também foi diretor financeiro da Secretaria da Saúde de 2021 a 2023 e atuou como Controlador Geral do Município.