Incêndio atinge casa no bairro Industrial, em Farroupilha
Imagem ilustrativa | Foto: Divulgação

A Secretaria da Habitação de Caxias do Sul anunciou a criação de um Protocolo Pós-Incêndio com o objetivo de orientar a população sobre os procedimentos a serem adotados após ocorrências de incêndio. A iniciativa surge em meio ao aumento significativo de casos registrados no município durante o mês de janeiro.

Na tarde desta segunda-feira (26), o secretário da Habitação, Silvio Daniel, reuniu-se com o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tenente-coronel Márcio Müller Batista, para discutir as medidas que devem ser tomadas no atendimento às famílias atingidas.

O encontro contou ainda com a participação do secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Rosa da Silva, do coordenador da Defesa Civil, tenente Armando da Silva, e do secretário de Assistência Social e Cidadania (SMASC), Mauro Trojan. O objetivo foi alinhar um protocolo conjunto, definindo as atribuições de cada órgão e garantindo que as vítimas recebam as orientações corretas para acesso aos auxílios necessários.

Foto: Isabel Borba

A reunião já estava agendada antes do último final de semana, quando três incêndios foram registrados no município. De acordo com o tenente-coronel Márcio Müller Batista, somente neste mês de janeiro já ocorreram mais de 30 incêndios, número que representa um aumento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado.

Silvio Daniel, destacou a importância de oferecer apoio imediato às famílias atingidas e reforçou que o protocolo permitirá maior clareza sobre o papel de cada entidade envolvida nas situações de pós-incêndio.

A apresentação oficial do Protocolo Pós-Incêndio deve ocorrer após a próxima reunião da equipe técnica. Também participaram do encontro o diretor-geral da SMH, Glademir Reis, e a diretora de Alta Complexidade da SMASC, Franciele Roso.