LEGISLATIVO

Saúde pauta debates do programa Vereador Por Um Dia em Caxias do Sul

Pelo menos cinco propostas trataram do assunto. Abertura de UBS e registro de doações de órgãos estiveram em debate

O Programa Vereador Por Um Dia 2024, reuniu estudantes de 21 instituições de ensino.
O Programa Vereador Por Um Dia 2024, reuniu estudantes de 21 instituições de ensino. | Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias

O Programa Vereador Por Um Dia 2024 ocorreu nesta segunda-feira (11), no Legislativo caxiense e reuniu estudantes de 21 instituições de ensino da cidade. O projeto é realizado pela Escola do Legislativo e Comissão de Educação.

Os trabalhos desta edição foram conduzidos pela Mesa Diretora formada pelos estudantes Paola Perin da Silva (presidente); Manuela Lopes Molin (1º vice-presidente); Luiza Mincato Fontes (2ª vice-presidente); Melina Ribeiro Casiraghi (1ª secretária); e Leonardo Marchioro Gobetti (2º secretário).

O tema Saúde foi o assunto predominante entre os debates em plenário. Uma dos requerimentos mais debatidos foi sobre instalação da Frente Parlamentar para Análise da Necessidade de Criação de Novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De autoria do Gustavo Brito Borges, 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Nova, a matéria recebeu o voto unânime do plenário. Da tribuna, o aluno explicou que o bairro é apenas um entre outros exemplos dos que poderiam ser beneficiados pela construção de novas UBSs.

“No trajeto que faço para a escola, observo grandes filas de pessoas aguardando para serem atendidas na Praça CEU, provisoriamente sede da UBS Mariani. Nossa preocupação é que, quando a reforma estiver pronta, a UBS voltará a atender no Mariani, e novamente nosso bairro ficará desprovido de posto de saúde”, afirmou Gustavo.

Outra proposição sobre o tema foi de criar um sistema especializado para o registro de doação de órgãos em Caxias do Sul. Sofia Zucco Rizzon defendeu o texto, representando o Colégio São José, e obteve o apoio de sete colegas.

“A lista de espera para doação de órgãos em Caxias do Sul é longa e muitas pessoas morrem antes de terem a chance de encontrar um doador adequado. O desconhecimento dos cidadãos sobre a doação de órgãos e a falta de doadores são razões pelas quais as doações são inferiores ao número de pessoas na lista de espera. A doação de órgãos é um ato que salva muitas vidas”, justificou Sofia.

Outras temáticas movimentaram a sessão simulada, como a destinação correta de resíduos, manutenção da cidade, criação de nova escola, tecnologias, imigração e combate ao racismo. Neste tópico, a estudante Francini Carini Becker, da EMEF Professora Leonor Rosa, solicitou informações ao Executivo a respeito de ações antirracistas nas escolas municipais.

“Qual a possibilidade da implantação de um projeto de lei obrigando as unidades educacionais de Caxias do Sul a inserir no Projeto Político Pedagógico da unidade, medidas de prevenção, conscientização a respeito do racismo e acolhimento às pessoas negras em situação de risco ou violência racial nas suas dependências?”, questionou Francini.

Outras propostas

Os vereadores por um dia também propuseram homenagens. Entre elas, uma de Cidadão Emérito ao professor e ex-vereador caxiense Tibiriçá Vianna Maineri, primeiro portador de deficiência física a ser eleito ao Legislativo caxiense.

Estudante da escola EMEF Helen Keller e autor da proposição, Breno Raul Pigatto emocionou a assistência. Ao terminar sua defesa, correu abraçar as intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Toda a plateia se sentiu abraçada.

Avaliação

an (PP), agradeceram pelo envolvimento dos estudantes, dos professores e das direções das escolas. Além do presidente Bressan/PP, integram a CECTICDL os legisladores Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT, Professor Zanchin/NOVO e Wagner Petrini/PSB.

A iniciativa do projeto, que está completando 25 anos, é da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo (EL) e da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL). Cada vereador por um dia defendeu uma proposição parlamentar. Todas terminaram aprovadas. Entre as quais, cinco trataram diretamente sobre demandas ligadas à saúde pública.

Confira as propostas e os respectivos autoresa:

  • INDICAÇÃO nº 1/2024, de autoria da Vereadora JULIA LISBÔA, da EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Anna, que solicita ao Poder Executivo Municipal a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Engenheiro Dario Granja Sant’Anna. Vereador Suplente: João Pedro Bertin de Souza.
  • REQUERIMENTO nº 1/2024, de autoria do Vereador ARTHUR ARGENTA, do Colégio La Salle Carmo, que solicita informações ao Poder Executivo Municipal referentes à obstrução de valos, calhas, bueiros ou bocas de lobo e seu impacto no escoamento das águas pluviais.
  • REQUERIMENTO nº 2/2024, de autoria da Vereadora ESTER FERNANDES ROHR CAVALCANTI, do Colégio São Carlos, que requer a instalação da Frente Parlamentar em defesa do ensino de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Robótica.
  • REQUERIMENTO nº 3/2024, de autoria do Vereador LEONARDO MARCHIORO, da EMEF Américo Ribeiro Mendes, que requer a instalação da Frente Parlamentar para a Atualização e Regulamentação das Nomenclaturas dos Loteamentos e Bairros de Caxias do Sul.
  • REQUERIMENTO nº 4/2024, de autoria do Vereador ERIQUE VOLPATO PAIM, da EMEF Carlin Fabris, que requer a realização de Homenagem ao Grêmio Esportivo Conceição e ao CTG Chegando no Rancho.
  • REQUERIMENTO nº 5/2024, de autoria do Vereador GUSTAVO BRITO BORGES, da EMEF Cidade Nova, que requer a instalação da Frente Parlamentar para Análise da Necessidade de Criação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
  • REQUERIMENTO nº 6/2024, de autoria da Vereadora PAOLA PERIN DA SILVA, da EMEF Erny de Zorzi, que requer a instalação da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde Mental no Ambiente Escolar.
  • REQUERIMENTO nº 7/2024, de autoria da Vereadora MITHIELE DE MORAES CATARINO, da EMEF Governador Leonel Brizola, que solicita informações ao Poder Executivo Municipal referentes à construção de Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) no Loteamento Campos da Serra.
  • REQUERIMENTO nº 8/2024, de autoria do Vereador CHRYS DONALVAN FERREIRA DA ROCHA, da EMEF Machado de Assis, que solicita informações ao Poder Executivo Municipal sobre atendimento e infraestrutura na UBS Reolon.
  • REQUERIMENTO nº 9/2024, de autoria da Vereadora MANUELA LOPES MOLIN, da EMEF Padre João Schiavo, que requer a realização de Homenagem aos 25 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo.
  • REQUERIMENTO nº 10/2024, de autoria da Vereadora FRANCINI CARINI BECKER, da EMEF Professora Leonor Rosa, que solicita informações ao Poder Executivo Municipal sobre ações antirracistas nas escolas municipais de Caxias do Sul.
  • REQUERIMENTO nº 11/2024, de autoria da Vereadora LUIZA MINCATO FONTES, da Escola Jesus Bom Pastor, que requer a instalação da Frente Parlamentar em prol da Coleta Seletiva de Resíduos.
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO nº 1/2024, de autoria do Vereador BRENO RAUL PIGATTO, da EMEF Helen Keller, que concede o Título de Cidadão Emérito ao Senhor Tibiriçá Vianna Maineri.
  • PROJETO DE LEI nº 1/2024, de autoria da Vereadora LARA ANDREOLLA, do Caminho Rede de Ensino, que institui o Título “Amigo da Vida” que será concedido à família ou responsável do doador de órgãos. Vereadora Suplente: Julia Florêncio Vanin.
  • PROJETO DE LEI nº 2/2024, de autoria da Vereadora SOFIA ZUCCO RIZZON, do Colégio São José, que cria um sistema especializado para o registroassis de doação de órgãos no Município de Caxias do Sul.
  • PROJETO DE LEI nº 3/2024, de autoria da Vereadora MELINA RIBEIRO CASIRAGHI, da EMEF Abramo Pezzi, que institui o fornecimento do sensor Libre para o monitoramento do controle glicêmico aos portadores de Diabetes Mellitus (Tipo 1) do Município de Caxias do Sul.
  • PROJETO DE LEI nº 4/2024, de autoria da Vereadora JULIA PRUSCH VENDRAMIN, da EMEF Bento Gonçalves da Silva, que dispõe sobre a criação de horta comunitária no bairro Jardim das Hortênsias.
  • PROJETO DE LEI nº 5/2024, de autoria da Vereadora VITÓRIA SANTOS DA SILVA, da EMEF Érico Veríssimo, que cria o Cadastro Digital de Documentos para Solicitar o Uso do Transporte Escolar na Zona Rural do Município de Caxias do Sul.
  • PROJETO DE LEI nº 6/2024, de autoria do Vereador GABRIEL POZZER DOS SANTOS, da EMEF Luiz Antunes, que institui a política de gestão e organização de resíduos sólidos nas escolas da rede pública municipal de Caxias do Sul.
  • PROJETO DE LEI nº 7/2024, de autoria do Vereador WOLKENS FERVIL, da EEEM Victorio Webber, que institui, no âmbito do Município de Caxias do Sul, o Dia Municipal do Estudante Imigrante.
  • PROJETO DE LEI nº 8/2024, de autoria da Vereadora HELENA DOS SANTOS SOARES, da EMEF Giuseppe Garibaldi, que dispõe sobre o Projeto Letramento Financeiro na Rede Municipal de Educação e dá outras providências.