Saúde oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C nesta quinta em Caxias do Sul

Ação é alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado em 01/12

Publicado por
11:05 - 29/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Saúde oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C nesta quinta em Caxias do Sul

Foto: Betânia Ramalho da Silva/ Banco de dados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (30), uma ação de saúde voltada à conscientização e também realização de testes rápidos que detectam, além de HIV, sífilis e hepatite B e C. Será na Praça Dante Alighieri, das 8h30 às 16h. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado em 01/12, e também demarca o início das ações da campanha Dezembro Vermelho, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente o HIV/Aids.

Além de realizar os testes rápidos, prestar orientações e distribuir material informativo e preservativos, a equipe especializada do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) fará as orientações para o paciente, independentemente do resultado. Em caso positivo, a equipe orienta quanto ao tratamento. O teste rápido é realizado com uma pequena amostra de sangue, coletada com uma picada no dedo. Servidores de outros setores da SMS também vão colaborar na ação.

Segundo o Informe Epidemiológico HIV/Aids 2023, há 2713 pessoas vivendo com o HIV/Aids em Caxias do Sul. No ano passado, foram contabilizados 220 novos casos de HIV/Aids, a maioria do sexo masculino (69%). A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Ou seja, a pessoa pode ter HIV e não estar com Aids. Não há cura, mas há tratamento, que é oferecido pelo SUS e possibilita uma melhor qualidade de vida. A transmissão do HIV/ Aids pode se dar de forma vertical (de mãe para filho durante a gravidez, no parto e na amamentação), por relação sexual (anal, oral e vaginal) sem o uso de preservativo, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, transfusão de sangue contaminado ou uso de seringa por mais de uma pessoa. A principal prevenção é o uso de preservativo ou camisinha em todas as relações sexuais. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas UBSs e em todos demais serviços de saúde.

A ação desta quinta-feira é uma opção para a população ter acesso facilitado aos testes, mas eles estão disponíveis durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço Municipal de Infectologia (junto ao CES) ou nas Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 14h. A procura é espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp