
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul fez a aquisição de 195 tablets, em uma ação voltada à modernização dos serviços prestados à população. Os equipamentos começam a ser distribuídos no dia 5 de fevereiro, inicialmente para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
A iniciativa integra o sistema e-SUS, parceria inédita com o Governo Federal, permitindo que os profissionais tenham acesso on-line às informações dos pacientes durante os atendimentos, otimizando os trabalhos.
A iniciativa permite centralizar dados de todos os serviços de saúde, incluindo UPAs, UBSs e hospitais, em um sistema integrado, o que facilita a localização de prontuários, exames e consultas em qualquer unidade. A instalação do e-SUS não terá custos para o município e contará com a assistência equipe de tecnologia do SUS em Brasília.
De acordo com a SMS, os tablets já estão sendo configurados e contam com chips de internet móvel, fornecidos por operadora vencedora de licitação. A expectativa é que, gradualmente, mais servidores da pasta sejam contemplados com os dispositivos.
“Quando assumimos a Secretaria, no começo de outubro de 2025, uma das principais missões era promover uma verdadeira revolução tecnológica em nosso município. Tivemos o aval do nosso prefeito Adiló Didomenico e do vice Edson Néspolo para essa mudança histórica. Com apoio dos nossos servidores, isso está se tornando realidade”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Bueno.
