O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está em fase de construção do Reservatório Nossa Senhora do Rosário na Zona Norte, de Caxias. O projeto prevê uma capacidade de armazenamento de cinco milhões de litros de água. A verba para construção vem do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – Terceira Chamada (PAC2-3) e foi disponibilizado ao Samae o valor de R$ 2.783.010,55.
O reservatório será construído em aço com revestimento vitrificado e a base em concreto armado. A estrutura do tanque é projetada para garantir alta resistência no armazenamento. Essas características garantirão o atendimento pelos próximos 30 anos a cerca de 180 mil moradores da região. Obra iniciou em janeiro de 2018 e a previsão de conclusão da obra é para junho deste ano.
Segundo o engenheiro civil da Divisão de Planejamento Integrado do Samae, Leonério de Castilhos, o reservatório é um elemento importante para a operação das novas adutoras de distribuição de água do Sistema Marrecas. “Além da função de armazenar água, ele propiciará a redução das pressões nas redes distribuidoras, evitando danos nessas redes e auxiliando na redução das perdas de água”, explica Castilhos.
Conforme o diretor da Divisão de Água, Adriano Bolesina, a obra resolverá o problema de abastecimento de água da região que apresentou um crescimento populacional considerável nos últimos tempos. “Por vezes, o sistema ficava comprometido por alguns períodos, devido a vazamentos na rede e alto consumo, entre outras questões. Com a água sendo bombeada do Marrecas para o reservatório, a oferta será maior, acabando com os problemas anteriores”, afirma Bolesina.