INOVAÇÃO

Samae estuda geração de energia em adutoras de Caxias do Sul para reduzir gastos

Gestão de energia e estratégias para redução de perda de água foram temas da visita da Samae na visita técnica na Companhia Águas de Joinville

Foto: Laura Piola / Samae
Foto: Laura Piola / Samae

Uma comitiva do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul realizou uma visita técnica à Companhia Águas de Joinville, em Santa Catarina, entre os dias 26 e 28 de março. O objetivo foi conhecer tecnologias voltadas para a eficiência energética, com destaque para a geração de eletricidade a partir do fluxo de água dentro da tubulação de uma adutora.

Acompanhado do assessor jurídico Daniel Caravantes, o diretor-presidente do Samae, João Uez, destacou a importância da experiência para a realidade caxiense.

“O Samae é uma das empresas que mais consome energia na Serra Gaúcha e qualquer iniciativa para reduzir esse gasto é muito bem-vinda”, afirmou.

A turbina visitada pela comitiva está em operação desde janeiro de 2024 e foi a primeira do estado catarinense instalada em uma adutora. Além dessa tecnologia, os representantes do Samae também conheceram os setores de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Companhia Águas de Joinville, bem como áreas voltadas para a redução de perdas de água e o tratamento de esgoto.

Após o retorno a Caxias do Sul, as informações coletadas serão analisadas pelas superintendências do Samae para avaliar a viabilidade de aplicação das tecnologias na cidade, com o objetivo de reduzir os custos com energia elétrica.