Samae apresenta projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais em Caxias do Sul

Reuniões foram realizadas em comunidades rurais inseridas na Zona das Águas

Publicado por
09:39 - 11/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
CAXIAS DO SUL

Foto: Divulgação Samae

A equipe técnica da Superintendência de Recursos Hídricos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) apresentou o projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em comunidades rurais inseridas na Zona das Águas de Caxias do Sul. A iniciativa é fruto da parceria estabelecida entre a autarquia e o Sebrae/RS e é direcionada à proteção dos recursos hídricos no município.

O projeto tem como objetivo promover ações que contribuam com a melhoria da quantidade e da qualidade das águas produzidas nas propriedades. O programa estimula a conservação ambiental destes locais e a preservação dos recursos hídricos nas Bacias de Captação. Além disso, concede incentivo econômico aos proprietários de imóveis rurais ou urbanos que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais.

Foram realizadas reuniões em quatro comunidades para a apresentação do projeto: Ilhéus/Criúva; São Francisquinho/Criúva; Zona Bolson/Fazenda Souza; e Vila Seca/Sede. Estiveram presentes nos encontros proprietários de áreas inseridas em Bacias de Captação, subprefeitos, representantes da Emater, dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Patronal e da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

As reuniões foram realizadas com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas ao projeto-piloto. Em relação ao público presente, cerca de 100 pessoas participaram das reuniões, o que representa cerca de 80% dos moradores das localidades.

As inscrições para participar do projeto-piloto continuam abertas até o dia 17 de junho. Dúvidas podem ser sanadas com a Superintendência de Recursos Hídricos, no telefone: (54) 3220-8600, ramal 631 ou WhatsApp: (54) 9 9629-3606.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp