Uma década depois de iniciar sua carreira como treinador no mesmo lugar, Roger Machado está de volta ao Estádio Alfredo Jaconi, desta vez para liderar o Juventude em uma nova fase nas competições de 2024. Aos 48 anos, o treinador assume a missão de conduzir o Verdão no Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro.
O acerto foi oficializado em um encontro com o Departamento de Futebol do Juventude, em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira (12). Roger Machado já se apresentou ao elenco, e a coletiva de imprensa para a sua apresentação está marcada para a manhã de sábado, às 08h30, no Estádio Alfredo Jaconi.
Roger Machado é o novo técnico do Juventude
O profissional, de 48 anos, se apresentou ao grupo de jogadores nesta sexta-feira. Junto de Roger, chegam ao clube Jaconero para compor a comissão técnica o preparador físico Paulo Paixão e o auxiliar técnico Guilherme Marques. pic.twitter.com/5EnqEAOIqm
— E.C. Juventude (@ECJuventude) January 12, 2024
Novo Capítulo na trajetória de Roger Machado
Roger Machado, agora muito mais experiente e com ampla rodagem na Série A, retorna ao Juventude em um cenário totalmente diferente daquele de sua primeira passagem em 2014. Em sua primeira manifestação, o treinador expressou satisfação em voltar ao clube e ao local onde iniciou sua carreira como treinador.
“Muita satisfação em retornar ao Juventude, um grande e tradicional clube do futebol brasileiro. Muito prazer também em retornar ao lugar onde iniciei minha trajetória como treinador. Chego com imensa motivação e muita vontade em abraçar o projeto do clube. A expectativa é muito grande pelo primeiro contato com a torcida Jaconera e com o estádio Alfredo Jaconi, para jogarmos juntos”, destacou o novo técnico.
Além dele, o Juventude também recebe o preparador físico multicampeão Paulo Paixão, com uma carreira que inclui passagens por grandes clubes e a conquista de títulos importantes, incluindo duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira.
Trilha na carreira de treinador
Roger Machado iniciou sua trajetória na casamata como auxiliar-técnico no Grêmio após encerrar sua carreira como jogador em 2008. Em 2014, teve sua primeira experiência como treinador efetivado no Juventude, dirigindo a equipe em sete jogos na Série C do Campeonato Brasileiro.
Desde então, ele comandou times como Novo Hamburgo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Bahia e Fluminense, acumulando conquistas como o Campeonato Mineiro, o Campeonato Paulista e o título baiano. Seu retorno ao Grêmio em 2022 foi marcado pela conquista do Campeonato Gaúcho e da Recopa Gaúcha.
O retorno ao Juventude traz expectativas elevadas para os torcedores e promete marcar mais um capítulo na história do treinador e do clube.