O estilista Rico Bracco foi escolhido para assinar os vestidos oficiais do trio 2026 da Festa Nacional da Uva, formado por Elisa Pereira D’Mutti, Júlia Scopel e Letícia Comin da Silva. Nesta quarta (10), rainha e princesas estiveram no ateliê para a retirada das primeiras medidas, com presença de Paula Viezzer, diretora da Comissão Social, e Elisa Kuver, membro também na comissão.
A direção criativa parte da ideia de que os trajes contam uma história, articulando o resgate das origens do interior: o trabalho dos agricultores e as mãos calejadas de quem cultiva a uva; a paisagem do passeio dos tropeiros e o transporte de mercadorias; em diálogo com elementos ligados à indústria, componente central da formação e do presente de Caxias do Sul. O objetivo é comunicar a essência de uma festa enraizada no interior em uma cidade que cresceu e se modernizou, sem perder o vínculo com sua memória.
“Rico possui um profundo conhecimento da Festa da Uva e da história de Caxias e da colonização. Isso nos dá segurança e eleva nossa expectativa de ver vestidos que traduzam essa identidade com delicadeza e força”, diz Elisa Kuver, da Comissão Social, que acompanha as produções relacionadas à moda no evento.
A construção privilegia peças modulares: as mesmas partes estruturam tanto a versão de gala quanto a versão de passeio, permitindo variações de combinação sem perda da identidade do conjunto. Materiais foram selecionados pela beleza, conforto e fácil manutenção, de modo a atender à rotina de agenda da rainha e princesas.
“Rico reúne rigor técnico, leitura sensível da nossa identidade e uma construção modular que acompanha a agenda das soberanas com praticidade e elegância. É uma escolha que atualiza a linguagem da Festa para 2026 sem romper com a tradição”, afirma Paula Viezzer, diretora da Comissão Social.
O projeto prioriza sustentabilidade, criatividade e conforto, preservando a harmonia entre os três looks para que o trio se apresente como um só.
“Os trajes contam uma história e, neste projeto, a narrativa nasce do chão da colônia e alcança a cidade industrial. Trabalhamos com peças modulares para multiplicar leituras mantendo a mesma identidade”, afirma o estilista Rico Bracco.
Quem é Rico Bracco?
Designer gaúcho nascido no interior de Nova Roma do Sul, Bracco fundou a marca Rico Bracco em 2015 com foco em linguagem autoral e diretriz sustentável, reconhecida em desfiles da Brasil Eco Fashion Week; seu trabalho é descrito pela imprensa de moda como de forte apelo de modelagem e pesquisa de materiais. É pós-graduado em modelagem de moda pela UCS (2018) e atuou como docente de técnicas de modelagem e construção de alfaiataria em Guadalajara, México. Na relação com a Festa da Uva, já assinou criações para Maiara Perottoni (rainha 2019) e Bruna Mallmann (princesa 2022).
Sobre a Festa da Uva
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana, a Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.
O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. A proposta é reforçar a participação popular como essência do evento, valorizando a diversidade e o sentimento de pertencimento.
Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas. A edição de 2026 conta com patrocínio de Global Prime Wood e Biglia Advocacia.